quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/11/2013 | 09:11

Lançado o “Itajaí Le Salon”, 1º Salão Náutico Internacional da cidade

Santa Catarina vai sediar em 2014 mais um grande evento internacional no setor náutico: "Le Salon", que será realizado em Itajaí. O lançamento nacional do evento ocorreu nesta quinta-feira (21) durante a Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo. O Itajaí Le Salon já foi oficialmente apresentado no Grand Pavois, uma das cinco maiores feiras náuticas internacionais e flutuantes do mundo. Participaram do lançamento o Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, o diretor geral da Associação Grand Pavois, Christophe Vieux, e o Cônsul Geral da França em São Paulo, Dabier Loras. 

O Salão, inédito no Brasil, será realizado de 11 a 16 de fevereiro de 2014, coincidindo com a chegada da Regata Velas Latino América na cidade. Reunindo cerca de 100 expositores mundiais e mais 70 embarcações expostas na água, o salão irá promover os produtos dos profissionais do setor náutico brasileiro e internacional, expondo-os em terra e na água. O evento também contará com uma programação paralela à feira, com fóruns e debates.

“O Le Salon seguirá os moldes do seu ‘irmão’ Grand Pavois e certamente entrará para o calendário mundial dos eventos do setor”, explica o diretor geral da Associação Grand Pavois, Christophe Vieux, uma das principais referências mundiais do setor e que já organizou regatas à vela no Brasil. O Grand Pavois reúne todos os anos 850 expositores internacionais de 35 países, 700 barcos e recebe 100.000 visitantes durante seis dias de exposição.

Segundo Vieux, Itajaí foi a cidade escolhida para a primeira edição brasileira de um evento da organização devido ao seu grande potencial náutico e localização estratégica. "Itajaí é a capital do setor náutico e o Le Salon será o primeiro salão de porte internacional realizado no Sul do Brasil. Certamente, iremos alavancar o desenvolvimento não só da cidade, mas de toda Santa Catarina", destaca Vieux.

“Além dos navios e da pesca, Itajaí começa a ser lembrada mundialmente como polo náutico. A vinda de eventos importantes nesse setor para a cidade mostra que estamos no caminho certo” falou o prefeito Jandir Bellini.

O evento será realizado no mesmo período da Regata Velas Latino-América, uma competição que reúne na Cidade oito dos maiores veleiros da América do Sul. Assim, os visitantes poderão conhecer grandes veleiros como o Cisne Branco, navio da Marinha Brasileira.

Assim como o Grand Pavois, salão náutico internacional flutuante, o Le Salon também acolherá um convidado de honra. No evento, Itajaí irá receber a delegação do departamento francês Charente-Maritime, interlocutor essencial da indústria náutica francesa, europeia e mundial, além de ser um dos polos mundiais do setor náutico. O “estado” reúne cerca de 400 empresas especializadas da indústria náutica, como Fountaine Pajot, Dufour Yachts, Nautitech, Chantier Amel, Rhéa Marine, Fora Marine, etc. Além disso, sua capital La Rochelle oferecerá mais de quatro mil vagas em seu porto em 2014, que será o maior porto de lazer da Europa.

 

Estrutura

O Itajaí Le Salon contará com espaços cobertos em terra, no interior do pavilhão de exposição, e também exposição externa no deck, apresentando os barcos e lançamentos do setor náutico. Também haverá produtos para testes e demonstrações para o público poder descobrir diversos tipos de atividades náuticas como velas, wakeboard, jet ski, pesca, paddle, além de experimentar ao vivo as embarcações.

O evento terá horários flexíveis para visitação. A entrada será gratuita das 19h às 22h e para convidados das 12h às 19h. Esta será a melhor oportunidade para conhecer profissionais à disposição para orientar na escolha dos melhores barcos e produtos da atualidade.

O salão tem apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, do Ministério do Turismo, da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e da Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas (Acatmar).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS