quinta, 18 de abril de 2024
Geral
08/11/2013 | 16:12

As primeiras 24 horas da Transat Jacques Vabre

Le Havre:A regata transatlântica da França ao Brasil completou suas primeiras 24 horas. Os 44 barcos que partiram de Le Havre na quinta-feira (7) já enfrentam as dificuldades previstas do desafio de quase 10 mil quilômetros até Itajaí (SC). A ‘porrada’ de vento (mais de 100 km/h) deve chegar nas próximas horas mudando bastante o cenário da prova. A forte correnteza e o próprio tráfego marítimo no Canal da Mancha também prometem ser obstáculos e tanto!

Por enquanto, os MOD70, os mais rápidos do grupo, já percorreram mais de 130 quilômetros. O último da fila é o Classe 40 EcoElec, que encontra problemas para escapar da ilha Guernsey. Segundo a organização, todos os barcos da Classe 40 serão obrigados a parar no porto de Roscoff, por no mínimo 24 horas, até que a tempestade siga seu curso até o norte da Europa. Os primeiros chegaram ao porto francês na tarde desta sexta-feira (8).

"O início da regata foi bastante molhado e com pouco vento. Esperava mais. Mesmo assim a primeira noite não foi tranquila. Nada de relaxar. A parte mais difícil ainda está por vir", explicou Fabien Delahaye do GDF SUEZ, o primeiro a aportar em Roscoff para o pit stop de segurança contra a tempestade. “Os outros barcos que seguem viagem devem sofrer bastante com a condição atual”, completa.

Os veleiros das classes Multi50, IMOCA e MOD70 não farão a parada, pois têm estrutura e velocidade suficiente para escapar do mau tempo que atingirá o Canal da Mancha neste fim de semana. A MétéoFrance, agência de meteorologia oficial da regata,  confirmou fortes ventos para o Golfo de Gascone (Baía Biscaya) e o Cabo Finisterra, pontos fundamentais na competição.

 

Espanhóis se divertem com regata equilibrada

 

Raramente em uma regata oceânica de 10 mil quilômetros os barcos ficam próximos uns aos outros trocando de posição. Afinal de contas, há espaço de sobra no oceano para encontrar a melhor rajada ou a melhor direção. Mas, na Transat Jacques Vabre 2013, os barcos da Classe 40 protagonizaram um duelo e tanto até a parada de Roscoff (única na travessia). O pit stop da categoria na cidade francesa foi obrigatório para evitar danos maiores causados pela tempestade que passará pelo Canal da Mancha nas próximas horas.

A disputa eletrizante pelos primeiros lugares animou a dupla do TALES Santander 2014 formada pelos espanhóis Alex Pella e Pablo Santurde. “Nunca vi nada parecido numa regata de oceano. Diversão total até a parada em Roscoff. As 24 horas passaram voando mesmo com muito vento e chuva em alguns trechos”, contou Alex Pella, que chegou em segundo lugar atrás do GDF SUEZ.

“Agora será outra regata. Com a proa para o Atlântico, os barcos terão mais opções para escolher. Certamente não teremos contato com a flotilha como foi nos primeiros quilômetros”, explicou Alex Pella, que não vê a hora de partir para Itajaí (SC) destino final da Transat Jacques Vabre.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS