sexta, 29 de março de 2024
Geral
29/10/2013 | 08:46

Comissão de Saúde debate obesidade na Alesc

A obesidade será tema de debate em uma reunião ampliada da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, dia 30 de outubro, às 10 horas, no Plenarinho. O assunto foi proposto pelo deputado Volnei Morastoni, que é presidente da Comissão, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação comemorado em 16 de outubro e também em razão da preocupação do parlamentar,  médico pediatra, em relação às doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs), associadas principalmente a alimentação inadequada.

“A má alimentação tem resultado numa verdadeira epidemia de obesidade, que assola o mundo e, em especial, o Brasil e o nosso Estado. Junto com a obesidade, há várias doenças que são associadas, entre elas: diabetes tipo II, cânceres e doenças respiratórias e cardiovasculares, resultando no aumento de casos de infarto do miocárdio, derrame cerebral e doenças respiratórias crônicas. É nesse sentido que queremos colocar no calendário da Assembleia Legislativa, através da Comissão de Saúde, o debate desse tema”, destaca Morastoni.

Participarão do evento três palestrantes: Carina Rossoni, nutricionista clínica do Centro Integrado de Tratamento à Obesidade, de Chapecó; Rafaella Dimbarre de Miranda, nutricionistaespecialista em Saúde da Família, Nutrição Clínica Funcional e membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional; e Dra. Cristina da Silva Schreiber de Oliveira, médica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e endocrinologista no Ambulatório do HU, em Florianópolis. Para debater o tema, foram convidados representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Sindicato dos Nutricionistas, do Conselho Regional  de Medicina e dos demais Conselhos Regionais das categorias  Profissionais de Saúde.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS