terça, 16 de abril de 2024
Geral
19/09/2013 | 08:25

Defesa Civil: Alerta de chuva forte para o final de semana mobiliza Grupo de Ações Coordenadas

Após o alerta de chuva forte emitido na manhã de quarta-feira (18) pela Epagri/Ciram, a Defesa Civil de Itajaí reuniu o Grupo de Ações Coordenadas para traçar o plano de ação do município, caso as previsões se confirmem. A partir de sexta-feira (20), estão previstos acumulados de chuva de 100 a 200 mm em média, devido à formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Nas regiões Oeste, Sul e Norte do Estado pode ocorrer pontuais de 300 mm, quase o dobro do esperado para o mês inteiro.

Além da chuva a passagem da frente fria possibilitará rajadas de vento de 60 a 70 km/h, temporal isolado e descarga elétrica. Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas. Recomenda-se o acompanhamento das contínuas atualizações dos avisos meteorológicos e dos possíveis alertas emitidos pela Defesa Civil.

O Grupo de Ações Coordenadas grupo é formado por representantes de secretarias como Obras, Desenvolvimento Social, Segurança, Educação, Comunicação e Gabinete. Durante a reunião, o Coordenador da Defesa Civil entregou o Plano de Contingência que cada secretaria deve adotar para proteger o patrimônio público e as responsabilidades de cada secretaria em prol da população como abertura de abrigos e intervenções da secretaria de obras, além de orientações à população sobre riscos de deslizamentos.

“Neste primeiro momento, pedimos que a população fique tranquila e acompanhe os avisos que serão emitidos no site da Prefeitura de Itajaí ou da Defesa Civil. Como o alerta é extremamente antecipado, podem ocorrer mudanças no cenário, que antecipem, retardem ou até mesmo dissipem as condições de chuva” ressalta o Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira.

A Defesa Civil recomenda que a população siga as orientações oficiais, divulgadas no portal da prefeitura, defesa civil e nas mídias sociais oficiais do município, evitando assim propagar informações de fontes não confiáveis da internet.

 

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

 

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que atende 24 horas por dia, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS