quinta, 18 de abril de 2024
Geral
17/09/2013 | 08:39

Prevenção de Desastres: Moradores aprovam alerta por SMS da Defesa Civil

A Defesa Civil de Itajaí realizou na última semana uma pesquisa de satisfação como os moradores da Murta, em Cordeiros, que recebem os alertas por SMS. Das 75 pessoas entrevistadas, 93% disseram que as mensagens ajudaram na avaliação da situação real do nível dos rios; 92% disse que o alerta chegou a tempo, e 97% considerou a mensagem de fácil compreensão. Além disso, 49% dos entrevistados avaliaram o serviço como excelente, 27% muito bom e 21% bom. Todos os entrevistados querem continuar recebendo os alertas via SMS.

O projeto de alerta por SMS iniciou em abril deste ano, com o objetivo de informar os moradores de áreas ribeirinhas quanto à situação da região onde mora. A região do Ribeirão da Murta, que possui alto índice de vulnerabilidade, foi a primeira a receber o serviço. Foram cadastrados os moradores das ruas Horácio Ramos Gonzaga; Gercino José Correa, José Francisco Mateus, Américo Menik, Henrique Bianchini, Abílio Correa de Melo, César Stamm, Cristiane do Nascimento, Luis da Silva e Telêmaco de Oliveira.

Os moradores cadastrados recebem uma mensagem no seu celular (via SMS) informando a situação da região onde mora. São dois avisos. O primeiro, de Alerta, informa que houve uma mudança no nível do rio e que se continuar chovendo pode ocorrer inundação. O segundo, de Emergência, significa que a situação é preocupante e se continuar chovendo o morador deve iniciar o plano de emergência doméstica. “O sistema foi bastante utilizado no mês de julho para alertar os moradores sobre a maré e o nível do rio, e mostrou bastante eficácia” conta o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira. Agora, outras regiões de risco estão sendo estudadas para a implantação do sistema de alerta via SMS.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS