sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/08/2013 | 08:56

Comissão buscará novo acesso viário entre Itajaí e Navegantes

Vereadores, deputados e representantes de entidades de classe de Itajaí e Navegantes se reuniram ontem, 21, para a audiência pública que discutiu a implantação de um novo acesso viário entre as duas cidades. A audiência, realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí, resultou na criação de uma Comissão Especial para viabilizar o projeto e trabalhar na busca dos recursos para sua execução.

 

O vereador proponente da audiência, Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP), destacou a importância de se retomar esta antiga discussão para que finalmente, uma ligação entre as duas cidades saia do papel. “Pretendemos unir as forças políticas que aqui já se dispuseram a participar da comissão, chamar novas entidades e técnicos que possam apontar os caminhos que deveremos tomar”.

O vereador de Navegantes e presidente do Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri), Ferolino Alfredo Bento, afirmou que até a próxima semana as Câmaras de Itajaí e Navegantes devem entrar em contato com representantes do poder público, entidades e dos segmentos interessados dos dois municípios para formalizar a comissão. “Também iremos buscar o apoio da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), que também já vem discutindo o assunto, porque esta travessia é fundamental para o desenvolvimento de toda região”, afirmou Bento.

As considerações e questionamentos feitos pela plateia durante a audiência pública - sobre o tipo de travessia e os prazos para execução da mesma - também voltarão a pauta nas discussões da comissão.

A secretária de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Rebello, que representou o governador do Estado Raimundo Colombo, destacou que primeiramente a Comissão deverá resolver as questões técnicas. “Precisamos definir o tipo de ligação a ser feita e que ela contemple a questão de mobilidade urbana, o turismo e as questões econômicas”, afirmou a secretária.

O superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres, lembrou que a ligação já foi colocada como prioridade do Orçamento Regionalizado de Santa Catarina e pediu à secretária regional empenho para que o Governo do Estado contrate um projeto básico de engenharia como passo inicial dos trabalhos da comissão. “Esta travessia, seja ponte ou túnel, precisa ser integrada com o projeto de duplicação da BR 470 para atender o transporte de carga e garantir o desenvolvimento econômico das duas cidades”, acrescentou Ayres.

Também participaram da discussão os deputados Volnei Morastoni e Maurício Eskudlark; o vice-prefeito de Navegantes, Emílio Vieira; e os vereadores da Casa, Thiago Morastoni (PT), Neusa Girardi (PMDB), vereador Giovani Felix (PT), vereador Osvaldo Gern (PP) e vereador Julcemar Ferreira (DEM).
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS