sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/07/2013 | 09:47

Terça de sol com algumas nuvens

Nevoeiros isolados ao amanhecer e predomínio de sol entre nuvens em Itajaí e Litoral Norte, devido à atuação de uma massa de ar seco e frio. Grande amplitude térmica nesta terça-feira (30), onde as temperaturas são baixas na madrugada e ao amanhecer, e em gradativa elevação durante o dia. A terça-feira começa fria e à tarde chega a fazer calor no estado. Em Itajaí e Litoral Norte, a temperatura mínima é de 11ºC e a máxima 22ºC. Vento de nordeste, fraco a moderado.

Tempo seco com sol na área de pesca, devido a um sistema de alta pressão no oceano. Temperatura em gradativa elevação. Ventos marítimos de noroeste a nordeste, com rajadas de 30 km/h. Ondas de sudeste a sul de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m.

O site da Epagri/Ciram divulgou nota meteorológica na tarde de ontem, com a lista atualizada às 17h50 dos municípios de Santa Catarina onde ocorreram neve e chuva congelada na semana passada, desde a segunda-feira (22) até a quinta-feira (25). Itajaí está na lista das cidades em que ocorreu neve no dia 23. Veja no arquivo em anexo, acima da foto da notícia, o mapa atualizado dos município catarinenses com ocorrência de neve confirmada pela Epagri.

A neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera. É frequentemente produzida por nuvens do tipo stratus, mas também pode se originar das nuvens do tipo cumulus. A neve pode cair como partículas mais pesadas, as chamadas pelotas de neve ou como grãos de neve, com diâmetro inferior a um milímetro, e que formam flocos de neve que caem em pequena quantidade.

Já a chuva congelada é a precipitação que cai na forma de gelo, mas não deve ser confundida com granizo, porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve. Costuma-se dizer que é o estágio inicial da neve antes de chegar na sua forma tradicional em flocos.

 

Fontes: Laboratório de Climatologia CTTMAR Univali/Epagri Ciram


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS