quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/07/2013 | 12:58

31ª Festa Nacional do Colono: Gado de leite é premiado

Entre as diversas atrações da 31ª Festa do Colono está o julgamento de animais. Na manhã desta sexta-feira (26), foi premiado o gado de leite, categoria jovem, das raças jersey e nelore. A competição segue até amanhã (sábado) quando ocorre o ponto alto da disputa com a apresentação das vacas adultas, já em fase de lactação. Cerca de 160 animais estão inscritos.

Pouco antes das 09h os produtores começaram a apresentar seus bovinos. Com um desfile rápido para não estressar os animais, a médica veterinária e julgadora do concurso Ângela de Faria Maraschin começou a avaliação individual. “Avalio a harmonia do animal, que é caracterizado pelo lombo forte, pernas corretas, capacidade digestiva, costela comprida, entre outros”, salienta. Já nas vacas que se apresentam no sábado (27), a partir das 09h, são analisados além de todos esses quesitos, o ubre (glândulas mamárias) que precisa ter grande capacidade e estar alto do chão. Ângela, que também é produtora de gado de leite, é presidente da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), sendo a primeira mulher a assumir o cargo da presidência, em mais de 40 anos da feira.

Conforme a Presidente da Associação Catarinense de Produtores Bovinos, Maria Rosinete Souza, o concurso está bastante prestigiado e conta com grandes produtores de diversos municípios do estado. “Temos produtores que viajaram 700 quilômetros como é o caso de concorrentes de Iporã do Oeste” afirma. 

Um desses expositores da distante Iporã do Oeste é o criador de vacas jersey Mário Jantsch, que está em Itajaí com 13 exemplares do seu plantel. "Venho para a Festa do Colono porque tenho um legado a carregar e amigos por todo o estado. A gente se sente em casa aqui", resume. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS