quinta, 28 de março de 2024
19/07/2013 | 08:44

Começa a construção da Marina do Saco da Fazenda

Depois de meses de espera, na manhã de ontem (18), foi assinado o contrato para o início da construção da Marina do Saco da Fazenda, em Itajaí. O prefeito Jandir Bellini e o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos, junto com os demais representantes do Porto Esportivo Itajaí Ltda, formalizaram o acordo que deve alçar a cidade definitivamente ao rol dos lugares vocacionados para o turismo náutico mundial.

O porto esportivo é uma sociedade de propósito específico decorrente do consórcio vencedor da licitação, o KL Viseu, de Joinville, formado pelas empresas Karlos Gabriel Lemos ME. e a Construtora Viseu Ltda.

No total serão investidos R$ 38,5 milhões na Baía Afonso Wippel, em uma área disponível de 10,33 mil m² em terra e 120,9 mil m² de espelho d´água. São ainda mais 12,39 mil m² para aterro hidráulico. Os valores investidos serão empregados em obras de construção, implantação, conservação, reforma e ampliação das instalações da marina, que terá até o final do contrato 700 vagas secas e 117 molhadas.

O prazo estipulado para início da operação da marina é de 18 meses a partir da assinatura do contrato. Para a Regata Transatlântica Jacques Vabre, que aportará em Itajaí em novembro deste ano, a expectativa, segundo Antônio Ayres dos Santos, é de que o Complexo Náutico já conte com pelo menos 40 vagas, que seriam fundamentais para o evento que terá mais de 50 embarcações.

Ayres também ressaltou o fato de que Itajaí conta com um porto de cargas competente e reconhecido no Brasil inteiro, possui um terminal de passageiros que é referência nacional e, em breve, terá um porto de lazer moderno que vai incentivar ainda mais as atividades náuticas na região. “Itajaí será a única cidade do Brasil a ter um complexo náutico integrado. E a partir de agora chegou a hora de colocar o sonho de pé”, comemorou Ayres.

O prefeito Jandir Bellini (PP) lembrou que Itajaí é o berço da Fibrafort, maior fabricante de barcos de lazer do Brasil. Para ele, quando todas as vagas da marina estiverem preenchidas, a cidade dará um salto de competitividade em diferentes aspectos da economia. “Desde os prestadores de serviço até os estaleiros, todos vão ganhar com a marina”, avaliou Bellini.

O prazo de concessão da marina é de 25 anos, prorrogável por igual período. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS