quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/07/2013 | 17:11

Projeto "Programa Mãos Dadas: escolas abertas à comunidade" é protocolado

O vereador Giovani Felix protocolou na Câmara de Vereadores de Itajaí, um projeto de lei que propõe que à Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, implante o “Programa Mãos Dadas: escolas abertas à comunidade”. Giovani explica que essa proposta tem como objetivo a elaboração conjunta, entre instâncias públicas e comunidade, de projetos de interesse local, utilizando os espaços das escolas em dias e horários distintos dos dias e horários letivos. Oferecer às comunidades atendidas pelas escolas atividades para fins de semana e férias destinadas a envolver crianças, jovens e adultos em atividades esportivas, culturais e educativas é a finalidade desse projeto afirma o vereador.

 

Giovani, que sempre atuou na área da educação, expõe as razões que levaram à apresentação deste projeto. Entre elas, a falta de opções de lazer, cultura e convívio social que afetam crianças, jovens e adultos, sobretudo nas camadas mais pobres da população. Na opinião dele, a ausência de opções desestimula os estudos, reduzindo as possibilidades de expressão e criatividade, com sérios prejuízos para a formação de crianças e jovens.

 

Para o legislador, a fragilidade do vínculo da comunidade com a escola, que tem pouco acesso ao prédio escolar e desconhece o processo pedagógico ali desenvolvido, leva a comunidade a pensar que não tem capacidade para influir na definição dos rumos da educação oferecida. Por esses motivos muitas vezes a escola se torna alvo de depredações por parte de membros da própria comunidade.

 

A abertura das escolas dentro do “Programa Mãos Dadas”, não apenas nos horários de aula, mas também nos fins de semana e férias, permite complementar o processo desenvolvido nas aulas regulares com vivências prazerosas e criativas, além de fortalecer o vínculo da comunidade com a escola para que ela passe a preservá-la como um espaço seu. Para Giovani, propiciar maior convívio entre as pessoas cria laços afetivos e de respeito. Além de criar opções de lazer e cultura também para os adultos, sobretudo, para as mulheres da comunidade, ainda mais limitadas no acesso aos espaços dessa natureza existentes na cidade.

 

A ideia central do programa é estimular a abertura das escolas nos finais de semana e disponibilizar espaços alternativos que possam atrair jovens. Essa estratégia resulta da observação de experiências bem-sucedidas em vários países, onde o trabalho com jovens, nas dimensões artísticas, culturais e esportivas, constitui excelente forma de prevenção da violência. “Já tivemos no município, no governo do PT, um projeto semelhante no qual trabalhei e os resultados eram excelentes”, diz Giovani.

 

A avaliação e preservação dos espaços escolares, bem como o controle das atividades devem ser compartilhadas entre a comunidade e as escolas, não acarretando, no entanto, aumentos de carga horária, ou desvios de funções para os profissionais da rede pública de ensino.

 

A implantação de projetos locais não deverá acarretar em ônus para a rede municipal de ensino, a qual disponibilizará exclusivamente os espaços e equipamentos das escolas à comunidade em horários em que estes não são utilizados.

 

A comunidade deverá responsabilizar-se, exclusivamente, através de representantes, por perdas, danos materiais, depredações ou quaisquer outros prejuízos causados durante a utilização dos espaços e equipamentos educativos.

 

Os projetos de interesse da Comunidade deverão ser elaborados em conjunto com a equipe de profissionais das escolas, evitando sobreposição de atividades e distorções nas finalidades do programa.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS