sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/06/2013 | 10:43

Miguel Gobbi: “Congresso da Adjori busca integração e profissionalização dos jornais”

Encontro reunirá aproximadamente 300 profissionais de jornais do interior, neste final de semana, em Itapema.

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina promove nos dias 28, 29 e 30 de junho, no hotel Plaza Itapema, em Itapema, o 41 Congresso da Adjori. Palestrantes de renome, especialistas em suas áreas de atuação, explanarão para aproximadamente 300 participantes temas como a integração entre os jornais e as entidades representativas de classe, a visão que o mercado publicitário tem do interior catarinense e a influência que a tecnologia pode ter nas publicações interioranas. “Nós precisamos levar ao conhecimento dos jornais o que está ocorrendo no mercado e as tendências que se apresentam”, afirma Miguel Gobbi, presidente da Adjori-SC e da Adjori-Brasil, em entrevista concedida ao repórter Edenir Silva, da agência de notícias da associaç ão.

Edenir – Qual o objetivo maior do 41 Congresso da Adjori?

Miguel – Nós precisamos levar ao conhecimento dos jornais, através de toda a programação, o que está ocorrendo no mercado e as tendências que se apresentam na segunda década do Século XXI. Vamos falar ainda, de forma direta, sobre a integração das entidades representativas de classe e seus representantes no interior com os jornais locais. Quando nos referimos a este aspecto nos referimos aos industriais, lojistas, prestadores de serviços, que possuem nas cidades seus pontos terminais. O evento servirá para que a correlação entidade-jornal, jornal-entidade fique clara.

Edenir – Essa integração certamente exige acompanhamento das novas tendências do jornalismo...

Miguel – Isso tudo tem que nos fazer pensar se realmente nós estamos no nível de corresponder à comunidade em que nós circulamos.

Edenir – Na escolha dos palestrantes, qual foi a principal preocupação?

Miguel – Certamente a de escolher as melhores autoridades nos assuntos abordados. Teremos pelo menos um especialista falando sobre cada tema. Apenas para citar alguns, a coordenadora geral de imprensa da Presidência da República, Márcia Lúcia Dias; senador Luiz Henrique da Silveira, que fará a palestra de abertura, falando sobre Inovação e tecnologia na comunicação; secretário de Comunicação do Governo do Estado, Nelson Santiago, e o presidente do IVC, Pedro Silva. Temos que citar também os presidentes da Fampesc, Alcides Andrade; da Fecomércio, Bruno Breithaupt; da Faesc, José Zeferino Pedroso; da Fiesc, Mário Cesar de Aguiar e da FCDL, Sérgio Medeiros, que estarão no painel As entidades organizadas da sociedade e sua relação com o jornal local.

Edenir – O senhor vai ao congresso com uma bagagem de perguntas.

Miguel – Levamos perguntas porque nós e os proprietários, repórteres e editores querem respostas. Então, para onde nós vamos, por que nós precisamos de um IVC e assim por diante. Nós estamos falando do IVC, mas este é apenas um item. Estamos preocupados com a avaliação da distribuição, não apenas das assinaturas, mas de toda a circulação. Além do IVC, outras entidades estão se colocando à disposição neste quesito e estamos fazendo a devida avaliação junto à Associação Nacional dos Jornais.

Edenir – O jornal do interior tem uma grande vantagem sobre a grande imprensa: a exclusividade na abordagem dos assuntos locais. De que forma isso será abordado no congresso?

Miguel – Essa é uma realidade que, por incrível que pareça, não é de conhecimento total do mercado. É preciso destacar, além da capilaridade, a exclusividade do veículo na cidade, coisa a que a grande imprensa não tem acesso. O que o congresso pretende é sinalizar de forma clara tudo isso que está acontecendo e que pode acontecer. Na sua individualidade, talvez o jornal não esteja captando todo o universo, algo que será possível com a presença de mais de duzentas publicações de diferentes periodicidades em Itapema.

Edenir – Desde a primeira edição do congresso tem se falado na profissionalização dos jornais. Esta meta continua prioritária?

Miguel – Tranquilamente, continua sendo nosso objetivo. Nessas últimas edições, um novo ingrediente: a internet. Eu considero a internet um elemento auxiliar do jornal impresso e não um concorrente. Pessimistas dizem “vai morrer o jornal”. Não vai. As pesquisas indicam que, enquanto as grandes publicações declinam, o pequeno jornal cresce, porque, para a realidade de sua cidade e de sua região, é um grande jornal.

Edenir – O senhor fala em jornal minutário. Explica pra gente.

Miguel – É a constatação de que o jornal impresso semanal pode, ao mesmo tempo, estar sendo atualizado a cada minuto na sua versão on-line. As matérias mais urgentes são mostradas pelo site e o aprofundamento é feito pela edição semanal, ou bissemanal, ou diário. Isso é uma cria nova, como se diz. Nada é definitivo, mas momentaneamente eu acho muito importante que se tenha o site como auxílio.

Edenir – O setor publicitário está dando a devida atenção ao interior de Santa Catarina?

Miguel – Eu acho que nós nos debatemos com causas comuns. O mercado busca o interior, desde que o interior esteja organizado, que é o caso de Santa Catarina . Aí entra novamente o que falei anteriormente: a verificação científica da importância do jornal, o que remete aos mecanismos verificadores de circulação e da ‘audiência’ obtidas.

Edenir – Presidente, com relação ao Prêmio Adjori, que será entregue neste congresso de Itapema, quais são as novidades.

Miguel – Hoje, pra mim, o Prêmio Adjori é um dos pontos mais importantes da programação, porque ele, além do incentivo ao bom jornalismo, incentiva o próprio jornal a se qualificar. Neste ano também haverá premiação aos estudantes e aos sites. Abrimos caminho para valorização da informação on-line.

Edenir – Presidente, o senhor está assumindo mais um mandato frente à Adjori. Quais suas principais metas nessa nova gestão.

Miguel – A principal meta continuará sendo a qualificação. Vamos ao encontro do que querem nossos filiados. O mercado pede isso e nós temos que nos dedicar inteiramente a esse processo.

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS