quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/06/2013 | 10:52

Arte Bairros 2013 - Oficina de musicalização trabalha a inclusão social

O Programa Arte Bairros 2013 está fechando o primeiro semestre do ano mostrando a que veio: descentralizar a cultura atingindo o máximo de interessados possíveis, inclusive com inclusão social. A oficina de musicalização é um exemplo disso. Ela objetia desenvolver em grupo o gosto pela música, utilizando instrumentos variados. As aulas são realizadas na Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR), localizada na Rua Francisco de Paula Seára, no bairro São Judas. O programa atende alunos de todas as idades que mesmo com deficiência visual, fazem aulas de musicalização com a professora Bruna Gonçalves.

Atualmente, na oficina, eles conhecem o teclado e aprendem a localizar a nota dó através do tato. A professora Bruna Gonçalves está trabalhando primeiramente a música em si e ensinando a organização dos sons. “Os alunos estão conhecendo as propriedades do som (altura, duração, intensidade e timbre), praticando as propriedades no teclado, vendo diferença entre melodia e harmonia entre outras práticas”, informa a professora.

O que mais surpreende Bruna é o fato de que os alunos mesmo com deficiência visual, mostrarem facilidade no aprendizado. “Fiquei bem contente com a resposta dos alunos na ADVIR. É nítido que eles têm muito mais sensibilidade e facilidade de aprendizagem musical”. Os alunos são exemplos para todos que querem aprender e muitas vezes, usam as dificuldades como desculpa para não seguir em frente.

Além de manusear e reconhecer as seis cordas do violão, os alunos estão aprendendo a afinar o instrumento, trabalhando assim o ouvido e reconhecendo notas iguais e diferentes. Eles já aprenderam sobre ritmo, onde o primeiro trabalhado foi o baião, o que levou os alunos a manusearem os instrumentos de percussão como pandeiro, agogô e ganzá. “O aluno Eliel surpreendeu tocando o ritmo baião no pandeiro e, ao mesmo tempo, buscando cantar as notas da música Asa Branca de Luís Gonzaga, algo que exige muita concentração e coordenação”, finaliza Bruna.

A oficina de musicalização acontece todas as quintas-feiras das 14 às 17 horas. Desde o inicio, o Programa Arte Bairros cumpre a promessa de oferecer cursos gratuitos aos alunos inscritos. O programa tem apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Itajaí, criado em 2005, com o objetivo principal de descentralizar a cultura, proposta pelo Ministério da Cultura.

A musicalização é indicada para crianças, pois não tem o intuito de persistir na técnica de um único instrumento e sim trabalhar os aspectos da música experimentando vários instrumentos de forma lúdica. Com isso, as crianças têm o contato com a música brincando e conhecendo formas diferentes de tocar. No decorrer das aulas, a própria criança demonstra qual instrumento se identifica mais. A partir disso, ela pode buscar o aperfeiçoamento daquele instrumento específico.

As aulas em grupo são importantes para os alunos desenvolverem o respeito um pelo outro percebendo que, tendo ou não uma necessidade especial, todos têm limitações e encontram dificuldades pelo caminho, porém juntos, com o apoio um do outro, todos podem chegar ao mesmo objetivo.  

 

ATENÇÃO:

A Coordenação do Arte Bairros alerta que há um homem se passando por integrante do programa, pedindo dinheiro para ajudar a comprar material de artesanato para o Programa Arte Bairros 2013. Na semana passada ele estava na Av. Sete de Setembro no Centro de Itajaí. Ninguém está autorizado a pedir dinheiro em nome do programa. Quem tiver informações sobre essa pessoa pode denunciar nos telefones (47) 9121-2291 e (47) 9121-2221.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS