quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/06/2013 | 08:14

Thiago Morastoni vai pedir a diminuição no preço da passagem de ônibus em Itajaí

O Governo Federal, por meio de uma Medida Provisória publicada no final do mês de maio, zerou o imposto PIS/Cofins para as tarifas de transporte coletivo em todo o país, incluindo ônibus, trem e metrô. Atento à boa iniciativa da União, o vereador Thiago Morastoni (PT) pretende trazer o benefício a Itajaí, solicitando que a isenção do tributo se transforme em diminuição no preço da passagem de ônibus. Por outro lado, o parlamentar lamenta que o município esteja hoje na contramão dos esforços federais, com atrasos em obras de terminais e sistema integrado de ônibus somente na promessa, fatos que afastam os passageiros e encarecem o serviço.

O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) somavam 3,65% do transporte coletivo urbano do Brasil e hoje não estão sendo mais cobrados. A medida tem o propósito de diminuir custos para as classes média e baixa, que necessitam do transporte coletivo para se locomover, e agora o vereador Thiago Morastoni vai solicitar que o Executivo Municipal recalcule a tarifa de ônibus em Itajaí. O objetivo é fazer com que o desconto seja totalmente repassado aos usuários. “Vou apresentar hoje um requerimento e uma indicação parlamentar para que a Prefeitura e a Coletivo Itajaí se pronunciem sobre essa isenção do PIS/Cofins e repassem o benefício à população, baixando o preço das passagens de ônibus”, destaca o parlamentar.

Atraso em obra e terminais com problemas

As constantes prorrogações das promessas para a conclusão dos terminais de ônibus da cidade e, consequentemente, para finalmente ser colocado em prática o sistema integrado do transporte coletivo também têm preocupado muito o vereador. Thiago Morastoni, que votou contrário ao reajuste da passagem no início do ano, ficou surpreso com o novo prazo dado pelas autoridades para a entrega do Terminal de Cordeiros – deveria ficar pronto no aniversário do município, dia 15 de junho, mas agora tem promessa de conclusão só para daqui quatro meses. Com isso, a nova previsão de sistema integrado funcionando é fevereiro de 2014.

O petista destaca que estes adiamentos de prazos fazem com que cada vez menos pessoas andem de ônibus, fato que resulta no encarecimento do serviço ano a ano. “O usuário é quem paga a conta. Com menos pessoas andando de ônibus, infelizmente, mais cara se tornará a passagem. Nossas autoridades municipais e a direção da Coletivo Itajaí precisam integrar logo o sistema para que os itajaienses sejam beneficiados”, ressalta o parlamentar, destacando que um transporte coletivo de qualidade ajudará a melhorar também a mobilidade urbana do município.

O vereador lembra bem da última promessa feita para a conclusão do Terminal de Cordeiros, ainda em obras. “Estive recentemente no bairro Cordeiros e vi que estava longe de ser concluído. Quando reajustaram a passagem de ônibus, em fevereiro, prometeram a obra pronta para o aniversário de Itajaí, mas agora estão pedindo mais quatro meses. É um desrespeito com a população”, frisa.

Outra questão preocupante acontece em frente à Câmara de Vereadores, na avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul), onde o terminal de ônibus segue desativado e já possui problemas estruturais. “Desde o começo do ano, quando houve um acidente de trânsito no local, tem ferro retorcido jogado no terminal. A proteção ainda não foi arrumada e há até calçadas esburacadas antes mesmo do espaço ser aberto à comunidade. É lamentável”, finaliza Thiago Morastoni.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS