sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/04/2013 | 09:22

Fonoaudiologia faz campanha no Dia Mundial da Voz

 

Amanhã, dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz. Para lembrar a data, o curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizará uma ação a fim de disseminar atitudes saudáveis para conscientização sobre os cuidados com a voz.

Nesta terça-feira (amanhã), dia 16, fonoaudiólogos e acadêmicos estarão das 8h30 às 17h, na Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, no Centro de Itajaí, para prestar orientações e realizar atendimentos gratuitos à população.

Nos dias 15 (hoje) e 18 de abril também serão realizadas ações educativas para a prevenção de problemas vocais em empresas, escolas, na Univali e no Hospital Ruth Cardoso.

A Campanha deste ano têm como tema: “Em todos os ciclos da vida, seja amigo da sua voz!”. A campanha proposta pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), mobiliza profissionais e estudantes de todo o país, pelo 14º ano consecutivo.

“Com esta temática pretendemos difundir a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso”, enfatiza Sinara dos Santos Hütner, professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia.

Cuidados com a voz em todas as idades

Os sintomas de distúrbios vocais podem se manifestar desde a infância. De acordo com estudos internacionais, 36% das crianças apresentam distúrbio vocal, sendo mais prevalente na faixa etária entre os 5 e 10 anos de idade. Os pais também devem ficar atentos na adolescência. Dos 10 aos 19 anos, ocorrem mudanças vocais, decorrentes de alterações hormonais que transformam a laringe infantil em adulta.

Já na fase adulta os cuidados com a voz são mais necessários em algumas áreas profissionais, em que ela é utilizada como instrumento de trabalho. E por fim, na terceira idade, é o momento de prevenir contra as doenças laríngeas, que podem comprometer a longevidade vocal. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS