quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/04/2013 | 08:13

Empresa alemã aponta alternativas para reaproveitamento de resíduos na região da AMFRI

 

Representantes dos municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí - AMFRI participaram na manhã de ontem (8), de uma reunião sobre Resíduos Sólidos, na sede da entidade. Um comitiva da empresa alemã BN Umwelt GmbH expôs na reunião um planejamento para gestão de resíduos, visando apontar alternativas para aproveitar os resíduos sólidos urbanos em geração de combustível GNV, energia elétrica e térmica.

O Diretor e Presidente da empresa germânica, Frank Zörner apresentou a experiência de sucesso utilizada na Alemanha desde 1997, que consegue dar um destino correto aos resíduos sólidos urbanos e gerar energia, além de promover a participação efetiva dos cidadãos na responsabilização pelo lixo. Os representantes ressaltaram que durante um ano, a empresa separa e faz o reaproveitamento de resíduos de aproximadamente 6 milhões de toneladas de lixo, em seu país de origem.

A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí - AMMVI já possui convênio com a empresa para aprimorar o gerenciamento de resíduos. Através dos dados coletados pela AMMVI, a empresa BN Umwelt GmbH elaborou o que é possível ser executado e solicitou que se for de interesse da região da AMFRI, também seja feito um levantamento de dados para verificar qual seria o melhor caminho a ser tomado pela região. “Penso que para a AMFRI, o ideal é fazer um trabalho em conjunto, porque com um trabalho coletivo toda a região será beneficiada”, concluiu Frank Zörner

Outro tema debatido foi à conscientização ambiental da população em realizar a separação do lixo, pois como explicou o prefeito de Ilhota e presidente da AMFRI, Leonel José Martins, sem a ajuda dos cidadãos não se terá melhorias no meio ambiente. Ele ainda falou que é preciso trabalhar de forma regionalizada para haver avanços. “Devemos dar continuidade a este debate, encontrar juntos, alternativas e assim encaminhar as devidas providencias”, afirmou.  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS