sexta, 19 de abril de 2024
Geral
08/04/2013 | 16:40

Quarteto Rio Vermelho ministra oficina do Circuito SESC

 

Na próxima quinta-feira (11), o grupo Quarteto Rio Vermelho irá ministrar oficinas de improvisação, ritmos brasileiros, harmonia, bateria e percussão no Conservatório de Música Popular de Itajaí. A entrada é gratuita. As oficinas acontecem das 13h30 às 17h30.


O grupo está no cenário musical desde o final de 2007. Neste percurso, já lançaram dois CD’s e um DVD, e estiveram presentes em renomados festivais. Considerado pela crítica especializada como expressão da nova música instrumental autoral, o grupo recebe diversas influências em seu trabalho, do jazz norte-americano e dos ritmos do noroeste da África, desde as mais diversas regiões do Brasil, até da música de países vizinhos como Uruguai, Paraguai, Argentina e Peru. O Quarteto Rio Vermelho é formado por Leandro Fortes (guitarra), Rafael Calegari (baixo), Mauro Borghezan (bateria) e Edilson “Tatu” Forte (bateria).

 

 

As oficinas serão divididas em:


IMPROVISAÇÃO - Edilson Forte Tatu: Escalas, arpejos, fraseado, desenvolvimento de motivos, articulação, expressão, linguagens, variação, ornamentação, contraponto, audição e análise de solos.


RITMOS BRASILEIROS- Rafael Calegari: Técnicas de execução de base com ênfase no samba, choro, maracatu, xote, baião e frevo. Pulsação, dinâmicas, precisão, andamento, variações e outros tópicos que englobam essa questão.


HARMONIA- Leandro Fortes: Tríade e tétrade, os cinco tipos de acorde, campo harmônico maior e menor, funções harmônicas, inversões, condução de vozes, tensões disponíveis, diminuto, empréstimo modal, análise harmônica.


BATERIA E PERCUSSÃO- Mauro Borghezan: Análise, audição e execução de Ritmos do Brasil em suas formas tradicionais e suas adaptações à música instrumental brasileira contemporânea, coordenação, independência e técnicas necessárias para tocá-los.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS