sexta, 19 de abril de 2024
Geral
04/04/2013 | 10:33

Itajaí apresenta risco muito alto de Inundação e Alto Movimento de Massa

 

Alerta foi emitido pelo CEMADEN esta manhã

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itajaí recebeu na manhã desta quinta-feira (04), uma atualização de informações do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, que estabelece RISCO MUITO ALTO de Inundação e ALTO MOVIMENTO de Massa no Município.

De acordo com o alerta do CEMADEN, as áreas de risco são caracterizadas pela presença de áreas de planície de inundação com ocupação ribeirinha ao longo dos setores próximos às margens dos ribeirões Canhanduba, Murta e rio Itajaí Mirim. A orientação da Defesa Civil Municipal é para que os moradores desses locais fiquem em alerta máximo, tanto para a elevação do nível da água quanto para possíveis movimentações (risco de deslizamento), devido ao encharcamento do solo.

Para as próximas horas, o acumulado de precipitação e a previsão de chuva com possibilidade de pancadas com intensidade de moderada a forte, principalmente a partir da tarde de hoje, indicam provável transbordamento dos ribeirões Canhanduba e Murta, os quais de acordo com Defesa Civil local encontram-se em estado de emergência e alerta, respectivamente. São previstos mais 50mm de acumulado de chuva para Itajaí a partir da tarde de hoje, quinta-feira (04) e mais 25mm para a madrugada e manhã de sexta-feira (05), conforme aviso meteorológico da Epagri/Ciram.

“Pedimos à comunidade, especialmente aos moradores de regiões ribeirinhas tradicionalmente afetadas pela subida do nível da água dos rios e para quem reside próximo a encostas de morros, que fiquem em alerta máximo, pois, mesmo com a parada da chuva nesta manhã, o risco de deslizamento continua”, ressalta o coordenador municipal da Defesa Civil.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS