sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/03/2013 | 16:38

AMFRI promove palestra sobre Controle na Administração Pública

 

Na manhã de hoje (21), o Colegiado de Procuradores Jurídicos Municipais da AMFRI – CPJMA sediou uma palestra sobre “O Controle na Administração Pública”, na sala de reunião da associação. O representante do Controle Interno do Tribunal de Contas do Estado (TCESC), João Luiz Gatringer foi o responsável por conduzir a palestra. O encontrou também teve a presença dos membros dos colegiados de Controladores Internos e Contadores Públicos Municipais da AMFRI.

João Luiz explicou o que é, as finalidades, o sistema, e os instrumentos gerais utilizados no controle interno e do controle externo na administração pública, evidenciando como realizar as publicações e que é necessário ter transparência nos setores de publicação, contabilidade, administração e departamento jurídico. Em seguida, ele falou sobre o controle realizado pelo TCE, citando os aspectos de contas de governo, como parecer prévio, contas de administradores, julgamentos do TCE e funções dos agentes políticos e administradores.

O representante do TCESC destacou que é de suma importância que controladores internos, assessores jurídicos, procuradores e contadores públicos, conheçam mais sobre a atuação da controladoria e que os participantes demonstraram muito interesse em ter mais conhecimento na área. “É fundamental para todos que estiveram hoje aqui, conhecer o controle na administração pública, mas principalmente para os que atuam na controladoria interna e na assessoria jurídica e fico muito contente, pois todos demonstraram muito interesse, tiraram suas dúvidas e tiveram novos conhecimentos”, finaliza João Luiz Gatringer.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS