quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/03/2013 | 08:04

Univali comemora 24 anos da instalação como universidade

 

No dia 21 de março completam-se 24 anos da instalação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Fundação Universidade do Vale do Itajaí, por meio do reconhecimento, pela Portaria Ministerial 51/89, da Faculdades Integradas do Litoral Catarinense (Filcat), mantida pela Fundação De Ensino do Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi), como universidade. Para marcar a data, o Centro de Memória e Documentação Histórica da Univali, organizou uma mostra com fotos e documentos históricos da ocasião. A exposição ficará aberta para visitação, gratuita, no Centro de Memória e Documentação Histórica da Univali, no bloco da reitoria, no Campus Itajaí. Ela pode ser feita, até o final de março, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

 

História

“São várias as datas que marcam a história da Univali, mas não é difícil entender a importância de cada momento”, explica Eliane Campregher, responsável pelo Centro de Memória da Univali. Ela conta que a história da instituição tem como seu marco mais importante o dia 22 de setembro, com a criação, em 1964, da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior que, mais tarde, se tornaria a Fundação Univali.

 

Eliane explica, ainda, a importância do dia 16 de fevereiro como marco na trajetória de evolução do ensino superior em Itajaí. “Nessa data, em 1989, houve o reconhecimento federal da instituição como universidade. A instalação, como tal, ocorreu no dia 21 de março com o nome Universidade do Vale do Itajaí”. Desde então, a Univali tornou-se uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras. Ela está presente ao longo do litoral Centro-Norte de Santa Catarina, em Balneário Piçarras, Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

 

A instituição oferta mais de 70 cursos de graduação entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, compreendendo quase 26 mil alunos, oferecendo ensino desde a educação básica até a pós-graduação. Nesse universo atuam grupos de pesquisas e projetos de extensão, o que movimenta não só a comunidade acadêmica, mas também a população do seu entorno. Além disso, mantém o Hospital Infantil Pequeno Anjo, o Laboratório de Análise e Produção de Medicamentos, a Rádio Univali FM, a TV Univali, uma editora, e convênios com universidades em todo o mundo.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS