quinta, 18 de abril de 2024
Geral
13/03/2013 | 15:03

Sacolas Ecológicas incentivam o consumo sustentável

 

Cada vez mais é importante ter consciência ambiental, pois os recursos naturais estão diminuindo gradativamente. Diante disso, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), lançou o projeto “Sacolas Ecológicas”, com o intuito de promover o consumo sustentável e contribuir para a redução do depósito de lixo no meio ambiente. Durante o ano de 2012, foram arrecadados mais de 1.300 m² de lonas de banners, material usado na confecção das bolsas.

 

As sacolas foram confeccionadas pelas participantes do projeto de extensão comunitária “Mulheres do Bairro”, do Curso de Design de Moda, vinculado ao Laboratório de Modelagem e Vestuário (LAMOV); juntamente com alunos bolsistas, monitores e funcionários, sob a coordenação da prof. Maria Rosaime Cabral. As lonas de banners são materiais pesados, geralmente descartados pelas gráficas e lojas, depois de utilizados em campanhas e promoções. Essa ação impacta negativamente a natureza, pois as lonas levam anos para se decompor. Um dos braços do projeto Mulheres do Bairro é a reutilização de materiais não orgânicos, transformando-os em belas peças de moda ou utilidade doméstica.

 

As primeiras 500 bolsas produzidas foram destinadas aos usuários das Bibliotecas Comunitárias da Univali, pois elas estão disponíveis para auxiliar os acadêmicos no transporte dos livros. Ao levarem as sacolas para casa, os alunos passam a ser multiplicadores da ideia na família, amigos e comunidade. As sacolas retornáveis da Univali possuem ainda um diferencial, seu design moderno e irreverente. Etiquetas personalizadas, criadas pelo curso de Design Gráfico, acompanham as bolsas, trazendo uma mensagem explicativa sobre o projeto.

 

Outras 1.100 sacolas foram confeccionadas especialmente para os calouros do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação, Turismo e Lazer (Ceciesa – CTL), da Univali. Elas foram entregues nas cerimônias de boas vindas dos Campi Balneário Camboriú e Itajaí e Unidade Ilha, em Florianópolis. O objetivo dessa prática é chamar a atenção dos alunos para a importância da reutilização de materiais, visando à sustentabilidade, além de ser um incentivo para o uso da temática no desenvolvimento de seus projetos acadêmicos.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS