quarta, 17 de abril de 2024
Geral
07/03/2013 | 14:27

Campeão do Banana Bowl treina novos talentos do tênis no Itamirim

 

O ano de 1988 foi especial para Patrício Arnold, um dos coordenadores técnicos da equipe de competição do tênis do Itamirim Clube de Campo (ICC), de Itajaí. O ex-tenista argentino foi campeão do Banana Bowl daquela temporada e considera o título um dos mais importantes da sua carreira como atleta juvenil. Hoje, aos 41 anos de idade, sua missão é formar novos campeões no clube catarinense, referência nacional em revelar talentos na modalidade.

Faltando pouco para começar a 43ª edição do torneio infanto-juvenil mais tradicional do Brasil, que trará para Itajaí alguns dos melhores tenistas do mundo, Arnold ainda lembra bem da sua final, disputada no Clube Pinheiros, em São Paulo, há mais de duas décadas. Jogando contra o brasileiro Roberto Jabali, o ex-tenista tinha toda a torcida contra, mas não se abateu e venceu a final por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 7/5. “Eu tinha 16 anos na época e a conquista do Banana Bowl foi uma ótima referência e incentivo para eu passar bem pela difícil transição ao profissional”, lembra o coordenador técnico do Itamirim, que naquela oportunidade assumiu a liderança do ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis).

Arnold, que em 1994 chegou a ser o número 115 do mundo no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e fez parte da equipe da Argentina na Copa Davis no ano seguinte, diz que o atleta com bons resultados no juvenil tem muito mais chances de se destacar profissionalmente. “Acho que 90% dos melhores tenistas profissionais hoje tiveram boas atuações no juvenil. É uma realidade do tênis atual”, ressalta.

Argentino da capital Buenos Aires, Arnold tem um carinho especial pelo Brasil. É casado com uma brasileira e os dois filhos do casal também são nascidos em solo tupiniquim. O ex-tenista teve uma carreira curta como profissional, de apenas cinco anos, e sempre gostou do trabalho extraquadra, de técnico e professor. “Me identificava bastante com esta outra parte, de treinar, ajudar os mais jovens. E quando tive mais prazer em fazer isto do que em jogar, realizei essa transição e encerrei minha carreira aos 26 anos”, lembra.

Há quase oito anos trabalhando no Itamirim, Arnold se orgulha em descobrir e lapidar novos talentos e destaca o trabalho de desenvolvimento do tênis no ICC. “Acho que não existe no Brasil um clube que fomente o tênis de alto rendimento como acontece aqui. O Itamirim é um exemplo por priorizar este trabalho e para mim é uma honra fazer parte deste projeto”, finaliza Arnold.

Está chegando a hora

Tenistas de 37 países vão disputar a 43ª edição do Banana Bowl, o mais tradicional torneio infanto-juvenil do Brasil, entre os dias 9 e 17 de março. O clube de Itajaí está praticamente pronto para receber as categorias Tênis 10’s, 12 anos e 18 anos, esta última a principal em disputa e que terá as semifinais e final transmitidas ao vivo pelo canal SporTV. São 395 atletas inscritos para a disputa do importante torneio, que será realizado pela terceira vez no ICC.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS