sexta, 29 de março de 2024
Geral
04/03/2013 | 13:46

Associação do Câncer Amor Próprio executa capacitação de associadas

 

Durante os anos de 2012 e 2013, a Associação do Câncer Amor Próprio executa o Projeto Participação Emancipadora sob a coordenação da psicóloga Manoela Wendler Fernandes. Este busca capacitar as associadas Vitoriosas (mulheres que já venceram o câncer ou que ainda lutam contra ele), visando influenciar as instâncias de deliberação e os tomadores de decisão, colaborando para melhoria da Política de Saúde da Mama em nossa cidade e região. Os resultados previstos, para o final do projeto, são: 20 Vitoriosas capacitadas para atuar em espaços deliberativos e com tomadores de decisão; 20 Vitoriosas inseridas nos espaços deliberativos; 1 Programa da Formação elaborado; Formação Política realizada; 32 encontros realizados; 2 eventos ampliados realizados; material informativo (folder) e material de divulgação do projeto impresso (flyer).

       O projeto é financiado pela American Cancer Society (ACS), Organização Não Governamental americana, com sede em Atlanta, Geórgia. A ACS contratou o consultor Domingos Armani e sua equipe para realizar, paralelamente ao projeto, uma Consultoria Externa com foco no Desenvolvimento Institucional da Amor Próprio. Segundo a consultora, Márcia Silva, esse processo terá como desafio corroborar para o desenvolvimento institucional da Associação, desenvolvendo o alinhamento estratégico necessário para definir sua missão, visão, valores e pilares de atuação; construir as políticas de gestão de pessoas e mobilização de recursos que darão base estrutural para que se potencialize o impacto de suas ações junto ao seu público beneficiário.

       A participação das Vitoriosas nos espaços deliberativos e em qualquer outro evento externo à Associação vem impactando as políticas públicas voltadas à saúde da mama, ampliando o acesso aos seus direitos e contribuindo para a implementação de políticas públicas de qualidade. Essas mulheres, que já venceram o câncer ou lutam contra ele, enquanto legislam a seu favor, representam um coletivo do qual fazem parte.

       Se a participação do grupo continuar, de forma consciente e efetiva, o Controle Social será fortalecido e o projeto influenciará não somente na ampliação de direitos, mas também na importância dada ao tema e na visibilidade da problemática à sociedade, que deve ser priorizada e bem trabalhada em todas as regiões. Ademais, capacitar as Vitoriosas no intuito de empoderá-las a participação popular nos espaços deliberativos, com propriedade do assunto e se compreendendo como atoras do processo, é também ampliar o protagonismo dessas mulheres que são sujeitos de direitos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS