sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/02/2013 | 13:41

Revisão no cálculo da taxa de lixo ficará para o mês de março

 

A comissão criada para avaliar a tarifa de lixo de Itajaí decidiu na terça-feira (19), em reunião, criar uma subcomissão encarregada de estudar os valores emitidos nos boletos aos contribuintes. O grupo formado por integrantes da Câmara de Vereadores, Prefeitura, Ministério Público, OAB e Observatório Social, Intersindical Patronal, CDL e ACII, terá dez dias para analisar a planilha da empresa Ambiental, que tem a concessão para realizar o serviço de coleta de lixo na cidade

A presidente da ACII, Maria Isabel Sandri, explica que antes de fazer alguma modificação é preciso saber como a empresa chegou ao cálculo atual. “Criou-se uma expectativa sobre a revisão desse cálculo então podemos definir isso de uma hora para outra. Não se trata apenas de uma planilha, mas de uma pilha de informações que precisam ser analisadas cuidadosamente. A subcomissão vai fazer uma análise mais técnica dessas informações para que, a partir disso, possamos tomar uma decisão”, acrescenta.

 

Subcomissão

Até 4 de março, a subcomissão vai estudar a forma de cálculo usada pela empresa para definir os valores de cobrança. A nova reunião será realizada na Prefeitura de Itajaí, marcada para às 8h30. O Observatório Social de Itajaí é uma das entidades que integra a subcomissão. O presidente, Jonas Tadeu, afirma que, além de revisar a base de cálculo, a intenção é transformar a tarifa de coleta de lixo em taxa.

“Atualmente a cobrança é uma tarifa e os recursos vão direto para a conta privada da empresa. Já a taxa é um tributo, ou seja, um valor que terá retorno para a prefeitura, que poderá utilizar esse recurso em melhorias na cidade”, explica.

 

Sugestão

O Observatório Social pede aos cidadãos, sugestões para a revisão da fórmula de cobrança da coleta de lixo. As ideias podem ser publicadas na página do Facebook: www.facebook.com/ObservatorioSocialDeItajai ou entrar em contato pelo telefone 3248-0700.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS