sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/02/2013 | 13:40

Guarda Municipal Comunitária - Projeto será encaminhado à Procuradoria do município ainda neste mês

 

A população catarinense vive hoje dias de insegurança, em virtude dos constantes ataques criminosos que se espalham pelo Estado. Em Itajaí a situação não é diferente. Por este motivo, a Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores de Itajaí, composta pelos parlamentares Carlos Ely (PPS), Thiago Morastoni (PT) e José Ferreira (PP), pediu urgência da prefeitura de Itajaí no envio ao Legislativo do projeto de criação da Guarda Municipal Comunitária.

O presidente da Comissão de Segurança, Carlos Ely, lembra que a proposta irá cobrir uma lacuna existente no município de quantitativo operacional devido à falta de efetivo policial. “Devemos e podemos, como sociedade, reivindicar a criação da Guarda Municipal Comunitária. Uma guarda academicamente preparada, concursada, com carreira, armada, que fará o controle social externo e auxiliará as polícias em nosso dia a dia no combate à violência e ao tráfico de drogas”, destaca Ely.

Thiago Morastoni, vice-presidente da Comissão, ressalta a importância do município acelerar este processo burocrático. “É uma questão de urgência. Quanto antes a Prefeitura enviar o projeto de criação da guarda à Câmara, mais cedo teremos reforço nas ruas para auxiliar na segurança dos itajaienses”, lembra o vereador.

José Ferreira, relator da Comissão de Segurança, reforça o caráter emergencial da questão. “A segurança é dever de todos e a hora de agir é agora. Amanhã poderá ser tarde”, ressalta.

 

Em elaboração

A secretária de Segurança, Susi Bellini, afirma que a equipe de trabalho da pasta “está debruçada na elaboração das questões que envolvem a Guarda Municipal Comunitária. O prezo limite para entrega do trabalho à Procuradoria é até 28 de fevereiro”. A Procuradoria é o setor onde o projeto será formalizado nos moldes jurídicos e constitucionais, para depois ser encaminhado à Câmara de Vereadores. A secretária adianta que o projeto deve propor 200 vagas e os candidatos que passarem no concurso deverão passar por 8 meses de treinamento.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS