quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/02/2013 | 10:54

Escolas se preparam para entrar no sambódromo Itajaiense

 

Com ginga na ponta dos pés e muita energia é que as escolas de samba encaram os desfiles do Carnaval 2013, que será realizado na Vila da Regata. Desde o início de janeiro as equipes abusam da criatividade na escolha dos enredos. O desfile das cinco escolas será no sábado (09), a partir das 21h30 com a abertura do Rei Momo, Sidnei Ventura, da Rainha Nayara Fernanda Alves, e das Princesas Jeniffer Beatriz da Costa e Elisangela Cândido.

Às 22h, inicia o desfile com a Escola de Samba Macunaíma com um enredo que fará um tributo à história do Brasil, desde a sua descoberta até a diversidade da cultura do país. A escola é uma das mais antigas de Itajaí, com 43 anos. Composta por 200 integrantes neste ano, conta com dois carros alegóricos e sete alas.

Após o desfile de Macunaíma, às 23h, Unidos da Loca entra em cena. “Mãe África” foi o tema escolhido pelo bloco carnavalesco, que traz a história dos povos africanos e também fala como o negro está inserido na sociedade. Fazem parte da folia, nove alas, dois carros e 200 integrantes.

À meia noite é a vez da Escola de Samba Família encantar o público. A Escola foi fundada há 04 anos, por Odair Francisco Inocêncio, que se juntou aos familiares de Itajaí e Barra Velha para unir a paixão pelo carnaval. Neste ano, a Escola vai homenagear o Município de Barra Velha, com o enredo que irá contar as tradições, mitos, história de pescadores e outros personagens que marcaram a história da cidade.

“É notícia, tá na mídia”. Esse é o tema selecionado pela Escola de Samba Imperador, que começa a desfilar por volta da 1h. O intuito é homenagear o primeiro jornalista negro de Itajaí, Manuel Ferreira. Irá mostrar toda a evolução da imprensa, a história do jornal impresso, desde a época em que as redações utilizavam a máquina de escrever até o surgimento da internet.

Existente há 06 anos em Itajaí, a Escola de Samba Imperador conta com 350 integrantes, três carros alegóricos e nove alas para fazer a festa acontecer. De acordo com o Presidente da Escola, Levi José de Matos, a expectativa é fazer algo bonito e enfatizar a importância dos meios de comunicação.

A última escola a desfilar é a Michel Currú, que irá alegrar os foliões a partir das 2h. Fundada em 2008, após mais de 30 anos de desfiles nos carnavais de Itajaí, na categoria Bloco de Animação, neste ano o grupo  apresenta o seguinte enredo: “Olhai os lírios do campo com o tempo e o vento de Nega Tereza”, que será uma animação em homenagem aos moradores antigos de Itajaí,  Nega Tereza foi saxofonista e uma das primeiras mestras da bateria do Brasil.

Sobre os preparativos deste ano, o padrinho da Escola, Jean Reinert ressalta: "Fizemos tudo isso na Michel Currú porque Itajaí é uma pequena pátria dentro de uma grande nação, e porque o carnaval não passa de uma grande brincadeira”.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS