sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/01/2013 | 12:51

Instituto Kat Schürmann será transferido para Itajaí

 

Antes, apenas o mar e o rio. Agora, Itajaí deposita na vela muito de sua confiança em relação ao futuro. Depois de sediar, em 2012, a Volvo Ocean Race, e de ter sido confirmada como sede das da próxima edição desta regata que é a mais longa e difícil do mundo, Itajaí está a 10 meses de ser a sede da Regata Transatlântica Jacques Vabre. Não bastasse isso, a família Schürmann, conhecida por já ter viajado o mundo a bordo de um veleiro, vai, ainda em 2013, transferir o Instituto Kat Schürmann, de propriedade da família, de Bombinhas para Itajaí.

A afirmação foi do próprio patriarca da família, Vilfredo Schürmann, que em entrevista ao Jornal dos Bairros durante o anúncio de Itajaí como sede da Volvo Ocean Race 2014/2015, soltou a informação exclusiva: “Eu sempre apostei no futuro náutico de Itajaí e, agora, a cidade está colhendo os frutos de investir no esporte a vela, nas atividades náuticas de uma forma geral. Por isso, eu adianto para você que, ainda em 2013, antes de novembro, nós vamos transferir o Instituto Kat Schürmann de Bombinhas para Itajaí”, revelou.

O motivo, segundo Vilfredo, é que Itajaí está se tornando o grande centro náutico brasileiro e o instituto quer estar inserido neste contexto. Vilfredo conta que a família já está providenciando a nova sede em Itajaí, mas não quis adiantar onde será este local. “O que posso dizer é que, antes de novembro, quando formos fazer uma nova expedição pelo mundo, o instituto já estará sediado em Itajaí”, sentenciou, dizendo que a cidade de Bombinhas passará a contar com uma filial do instituto. “Mas vamos centralizar as atividades em Itajaí”.

O QUE É

O instituto Kat Schürmann tem o objetivo de contribuir para a manutenção da qualidade sócio-ambiental dos ambientes marinho e costeiro. Consolida suas ações através do desenvolvimento de pesquisas e da implementação de programas de educação ambiental. Foi fundado em 1999 como uma entidade sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Recentemente foi denominado Instituto Kat Schürmann, em homenagem a filha mais nova do casal Vilfredo e Heloisa Schürmann, que faleceu em maio de 2006.

Atualmente, em Bombinhas, o Instituto Kat Schürmann tem uma área de cerca de 17.000 m2. Ele abriga um espaço cultural de exposições com fotos e peças trazidas das expedições da família, auditório, laboratório de educação ambiental marinha, sala de estudos, trilha ecológica, estação de tratamento de efluentes, sistema para captação de águas pluviais e um sistema de geração de energia fotovoltaica.

 

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS