quinta, 28 de março de 2024
Geral
18/12/2012 | 08:43

Rede Municipal de Ensino de Itajaí é destaque no Canal Futura

 

Nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, às 17h, será apresentada no Jornal Futura, programa do Canal Futura, uma série de reportagens sobre o Projeto Trilhas, do Instituto Natura. Uma das matérias foi produzida em Itajaí, na Escola Isolada Jorge Domingos Gonzaga.

Para reportagem a equipe do canal viajou para as regiões sul, sudeste e nordeste do país mostrando a amplitude do projeto. A série é dividida em 3 etapas: capacitação dos profissionais da área educacional que foi gravada em Cabo Frio, no Rio de Janeiro; A participação dos pais e responsáveis na convivência escolar dos filhos em Teresinha, no Piauí e A importância do material didático, gravada em Itajaí.

O foco da reportagem foi o letramento e o desenvolvimento do leitor-escritor, com a valorização da literatura e do ambiente alfabetizador. A gravação mostrará como o projeto está sendo desenvolvido na escola. Em sala de aula, a professora responsável, Elaine Cristina Rhenius, falou sobre a metodologia utilizada com as crianças e a forma como são incentivadas.

A Escola Isolada Jorge Domingos Gonzaga fica na zona rural da cidade. Portanto, são crianças que possuem um tipo de vida diferente, com mais contato com a natureza e em uma comunidade onde todos se conhecem.

O Projeto Trilhas é fruto de uma parceria entre o Ministério de Educação (MEC), Instituto Natura e unidades escolares da rede pública de ensino do Brasil que tem como objetivo incentivar o hábito pela leitura. A ideia é desenvolver em alunos inseridos na faixa etária de seis anos, da primeira série do ensino fundamental, as competências e habilidades de leitura e escrita, visando criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.

Em Itajaí, ele acontece em todas as unidades do Ensino Fundamental, atingindo cerca de dois mil alunos e 133 professores. O projeto é composto por diversos materiais. Cada escola recebeu kits organizados em três conjuntos: trilhas para ler e escrever textos, trilhas para abrir o apetite poético, com caderno de orientações e de estudos, acompanhado por um acervo de livros infantis.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS