sexta, 19 de abril de 2024
Geral
29/11/2012 | 16:54

Milton Nascimento será tema de apresentação do Conservatório Itajaiense de Dança

 

Milton Nascimento, um dos artistas mais influentes da Música Popular Brasileira, será homenageado pelo Conservatório Itajaiense de Dança através do espetáculo de ballet “Milton Nascimento”. As bailarinas sobem ao palco do Teatro Municipal de Itajaí no dia 07 de dezembro, às 20 horas, em uma apresentação gratuita que marca o final do semestre do Conservatório, instituição patrocinada pela Fundação Cultural de Itajaí.

Conforme a bailarina e coreógrafa Mery Rosa, responsável por coordenar a unidade, decidiu-se homenagear o cantor por dois motivos. “Neste ano, o cantor e compositor completou 50 anos de carreira e 70 anos de vida”. Apesar da entrada para o espetáculo ser gratuita, os ingressos só poderão ser retirados na bilheteria do Teatro no dia do espetáculo, das 13 às 19 horas.

No palco, 62 meninas executam onze coreografias, em uma apresentação preparatória para o seu quinto ano. O cenário fará referencia a Milton Nascimento, com trabalhos de videos voltados ao artista. Uma nova seletiva, na qual outras crianças serão escolhidas para integrar o Conservatório Itajaiense de Dança está prevista para o mês de fevereiro.

O que é o Conservatório Itajaiense de Dança?
O Conservatório Itajaiense de Dança atende 62 meninas entre 9 a 14 anos de idade, da Rede de Ensino Municipal. O projeto é mantido pela Fundação Cultural de Itajaí e há três anos é coordenado pela diretora e bailarina Mery Rosa, do Studio de Dança Mery Rosa.

O programa municipal além de oferecer aulas de ballet gratuitamente, ainda disponibiliza transporte, sapatilha, colã, meia, figurino e ingressos para a família nos espetáculos de final de ano.

De acordo com Mery Rosa, o programa é pioneiro na região. “Sou bailarina há muito tempo e conheço bem o cenário da dança, com base no meu conhecimento não existe uma escola pública de ballet que ofereça todo este suporte às crianças”. Atualmente as aulas de ballet clássico são realizadas duas vezes por semana com seis turmas diferentes, que vai do preparatório a turma de 4º ano.

No curso oferecido pelo município, as alunas são submetidas a uma rotina rigorosa. Devem se alimentar adequadamente, ter coordenação motora, flexibilidade corporal, responsabilidade, além de ter que dedicar muitos anos à esta prática. O curso desenvolvido pelo município, por exemplo, tem duração de oito anos. “Se a aluna tiver mais de três faltas sem justificativa está fora”, enfatiza Mery Rosa.

Além do rigor exigido, para se tornar bailarina profissional, a formação agrega outra questão, a financeira. Estudar em uma escola particular de ballet, as aulas custam em torno de R$100. Neste orçamento ainda devem ser acrescentados outros gastos, como transporte, uniforme e figurino Mas em Itajaí, as crianças da rede pública recebem as aulas gratuitamente no Conservatório Itajaiense de Dança.


Método Cubano
O método aplicado no Conservatório Itajaiense de Dança é o cubano. Atualmente existem cinco métodos de ballet clássico, o francês, italiano, russo, inglês e cubano. “Cada técnica difere as direções do corpo, posições dos braços e alguns dos passos, mas todos são ballet. Inclusive o Studio Mery Rosa só trabalha com este método”, argumenta Mery Rosa. Os bailarinos cubanos são conhecidos por sua agilidade e força.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS