quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/11/2012 | 08:15

Projetos da nova lei de zoneamento e o fim do Tarifa Zero são encaminhados para a Câmara de Vereadores

 

A Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Itajaí está encaminhando nesta quinta-feira para a Câmara de Vereadores dois importantes Projetos de Lei. O primeiro deles trata da Lei de Zoneamento e Uso do Solo e o segundo da extinção do Programa de Tarifa Zero na coleta do lixo.

Segundo informações dos técnicos da SMU a Lei de Zoneamento Urbano estabelece quais as atividades comerciais, industriais e habitacionais podem ser desenvolvidas numa região específica. Também define a área de uso do solo, a altura e densidade na área de construção, procurando estabelecer parâmetros de construção e uso do solo nos bairros de Itajaí.

Durante o ano de 2011, foram realizadas dez audiências Públicas para que os técnicos do SMU coletassem a opinião da comunidade a fim de elaborar um projeto inicial para a Lei de Zoneamento. Neste ano de 2012, já foram realizadas oitos audiências, onde as propostas foram compiladas e apresentadas à comunidade para uma nova bateria de discussão. Com os resultados obtidos nestes debates, a Secretaria de Urbanismo realizou mais dois encontros com a comunidade para apresentar as conclusões que geraram o projeto que será, a partir de agora, apreciado pela Câmara de Vereadores.

Com relação à extinsão do programa “Tarifa Zero” da coleta de lixo, a medida atende recomendação do Ministério Público após análise de relatório encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. O programa “Tarifa Zero” foi instituído em 2004 para estimular a comunidade a separar o lixo reciclável do orgânico. Os imóveis que aderissem ao programa estariam isentos de pagar a coleta de lixo.

Segundo estudos do Tribunal de Contas, apesar do grande volume de residências que aderiu ao programa, a coleta seletiva atingiu índices mínimos, ou seja, muitos moradores assinaram o termo de adesão, mas não realizavam coleta seletiva, apesar da prefeitura continuar arcando com o pagamento do serviço de coleta. Segundo a recomendação do Ministério Público, a não extinção do “Tarifa Zero” pode implicar na responsabilização do prefeito por Improbidade Administrativa.

Apesar de extinguir o programa “Lixo Reciclado – Tarifa Zero”, a prefeitura de Itajaí vai manter o serviço de Coleta Seletiva, transporte e destinação para reciclagem de materiais domésticos sólidos, com o objetivo de dar seguimento e aprimorar a conscientização ambiental da população em relação à destinação dos resíduos sólidos. Também serão mantidos programas e projetos de educação ambiental junto à comunidade e, em especial, junto à Rede de Ensino do município, bem como o incentivo às cooperativas de materiais recicláveis, bem como serão mantidos todos os demais programas que atendam as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos instituídos pela legislação federal.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS