sábado, 20 de abril de 2024
Geral
26/11/2012 | 08:26

Sucesso de público na 1ª edição do Projeto "Operação Cidadania”

 

Neste sábado, 24, foi realizada a 1ª edição do Projeto “Operação Cidadania”, programa este proposto pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí (SDR). A abertura do evento contou com a presença de todo o efetivo da SDR Itajaí, gerentes e servidores, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Fábio Augusto Hachmann, Diretora Geral, Eliane Neves Rebello Adriano, Prefeita do município de Camboriú, Luzia Lourdes Coppi Mathias, presidente da Câmara de Vereadores de Camboriú, Márcio Kido, diretoria e funcionários da Escola, imprensa e comunidade em geral.
 
O evento aconteceu na EEB. Alcuíno Gonçalo Vieira, na Rua Jacarandá, no Bairro Tabuleiro, município de Camboriú, onde foi registrada a participação de cerca de 2500 visitantes da comunidade.
 
As atividades e serviços foram prestados a partir de 13:00 horas e encerraram às 18:30 horas.
 
Toda a ação foi inteiramente gratuita e ofereceu a comunidade diversos serviços e orientações, totalizando nesta primeira edição 1673 atendimentos gerais.
 
O Projeto Operação Cidadania contou exclusivamente com a parceria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), através dos centros de Biomedicina e Farmácia (com testes de Diabetes, Tipagem Sanguínea , verificação de pressão arterial, avaliação física,  teste de glicemia capilar, orientação sobre HIV, DST, Tuberculose e teste rápido de Hepatite C, preparo de álcool gel e demais orientações sobre hipertensão), Fonoaudiologia ( triagem auditiva), Nutrição (avaliação e orientação nutricional), Espaço Beleza (Cosmetologia, delineamento de sobrancelha e massagem na cadeira Quick), e ainda a participação efetiva e total dos serviços prestados pela UDESC e Faculdade Avantis e a participação direta de três empresas do seguimento de alimentos, que forneceram lanche para as pessoas que trabalharam nas atividades da Operação.
 
Daiane de Oliveira, gerente de Projetos Especiais da SDR Itajaí lembra que para as próximas edições, mais atendimentos diversificados serão disponibilizados, “Outros serviços de extrema importância serão oferecidos e neste evento conseguimos preencher a lista definitiva para os atendimentos”, acrescenta Daiane.
 
O evento contou também com a colaboração expressiva do Instituto Geral de Perícias (IGP/ Polícia Civil), sendo realizados 210 atendimentos para a confecção de documentos pessoais (Identidade e orientações sobre Certidões de Nascimento, casamento e óbito, incluindo-se o pedido e encaminhamento para 2ª via dos documentos), SENAC (corte de cabelo), CIDASC, Prefeitura Municipal de Camboriú (Secretaria de Saúde e Meio Ambiente), quanto aos atendimentos e orientação de higiene bucal e distribuição de kit de escovação, enfermagem, Museu Tecnológico e Turismo Rural), SENAI (orientação Cursos Profissionalizantes), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, ambos de Balneário Camboriú (palestras sobre PROERD, Prevenção contra incêndios residenciais e apresentação de ataque e defesa com cães adestrados do Canil do Batalhão), Instituto Caracol de Navegantes (contação de histórias), Balcão Cidadania da Câmara de Vereadores de Itajaí (confecção e orientações para retirada de Carteiras de Trabalho), Programa Horta Familiar (distribuição de sementes e mudas), Assistência Social (orientações do programa Bolsa Família, CREAS e CRAS), ,entre outros.
 
Outros serviços que foram colocados à disposição da comunidade também deram destaque para o sucesso do evento, como por exemplo, os atendimentos de fotografia 3x4, em que 190 pessoas puderam receber. A 17ª GERED – Gerência Regional de Educação, em parceria com escolas da rede estadual de ensino disponibilizaram a apresentação de trabalhos artísticos de conhecimento e diversidade popular, incluindo-se os Projetos Tosco e Trilhas e contação de histórias).
 
O Projeto Operação Cidadania disponibilizou a um grande público infantil, diversas atividades recreativas para crianças com brinquedos infláveis, pintura facial, jogos lúdicos e Cinema), e ainda a distribuição de pipoca e algodão doce. O público presente teve o privilégio de acompanhar diversas apresentações artísticas de música, teatro, dança, Escola de Samba Imperador de Itajaí e Fanfarra da Escola Estadual Mário Garcia de Camboriú.
 
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Fábio Augusto Hachmann, o evento disponibilizou as ações que o Governo do Estado pode priorizar junto às comunidades tendo como parceiros instituições educacionais, “Acredito que esta edição foi um verdadeiro sucesso e será a primeira de muitas. Tivemos sucesso de público. Ganha a comunidade no atendimento direto e correto que receberam de profissionais. Agradeço a todas as entidades parceiras e em especial aos funcionários da Escola Alcuíno Gonçalo Vieira, por expressiva dedicação. Agradeço aos nossos gerentes da SDR juntamente com os demais servidores para a realização do evento, o que nos deixa entusiasmados para a próxima edição devido a superação de todas as nossas expectativas”, enfatizou Fábio.
 
Juntamente com a Diretora Geral da SDR Itajaí, Eliane Rebello, o secretário Regional, Fábio Hachmann anunciou a todos que a próxima edição acontecerá no município de Penha, em data ainda a ser definida pela secretaria. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS