quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/11/2012 | 17:22

ACII se mobiliza pró-Ferrovia do Frango

 

Representantes da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) estiveram na noite de ontem com o deputado Pedro Uczai, que também e presidente da Frente Parlamentar Nacional das Ferrovias na Câmara dos Deputados. A primeira secretária da ACII, Jeane de Amorim Busana Bianchi e a diretoria executiva Olga Zanela, que integram a Comissão Pró-Ferrovia, participaram na Assembleia Legislativa do lançamento do livro “Ferrovias e Desenvolvimento – Este é o caminho” organizado por Uczai.

            Antes da cerimônia literária as representantes da entidade tiveram uma conversa informal com o presidente da Frente Parlamentar Nacional das Ferrovias sobre os traçados das linhas ferroviárias. Vários foram os congressos, conferências e reuniões que trataram desse importante tema para Santa Catarina e em, todos os encontros, inclusive em reunião na ACII, ficou evidenciado a necessidade de priorizar a implantação da Ferrovia da Integração, mais conhecida como Ferrovia do Frango, esta ligando inicialmente Chapecó a Itajaí, passando pelos municípios de Campos Novos, Curitibanos, Rio do Sul, Blumenau, entre outros.

            Outras ferrovias também foram sempre discutidas nestes encontros como a Ferrovia Norte/Sul, que integra o país, e a Ferrovia Litorânea que liga os portos. Na semana anterior em uma reunião em Brasília surgiu a hipótese da mudança de traçado da Ferrovia do Frango, desta vez, passando pelo Planalto Norte em direção ao porto de São Francisco do Sul.

            A ACII entende a importância da luta daquela região para seu desenvolvimento econômico, mas em hipótese alguma Itajaí deve abrir mão na luta pela Ferrovia do Frango, tendo em vista que esse produto já é responsável por cerca de 80% das exportações do Complexo Portuário de Itajaí.

            Segundo Olga Zanela, na conversa com o deputado Pedro Uczai foi demonstrado claramente a preocupação desta possível mudança de traçado, que prejudicaria, sobremaneira nossa região. A diretora executiva da ACII antecipou ao parlamentar que a entidade irá reunir todas as forças da sociedade civil organizada, poder público e municípios que estão no traçado para que não haja nenhuma mudança no projeto inicial da linha férrea.

            A ACII já agendou para o início do ano uma reunião na entidade com o presidente da Frente Parlamentar Nacional das Ferrovias para tratar deste assunto, porém antes deste encontro estará ainda mais mobilizada para que a Ferrovia do Frango seja uma realidade. A ACII entende que não há como abrir mão deste importante modal da economia de Santa Catarina, principalmente para nossa região.  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS