sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/11/2012 | 16:16

Ciclismo: Itajaí vence primeira modalidade do Parajasc

 

A modalidade de ciclismo foi a primeira a ser encerrada na 8ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que começou na terça-feira (20), em Brusque. As disputas aconteceram na manhã desta quinta-feira (22), na Avenida Beira Rio. Itajaí conquistou o troféu de campeão, tanto no feminino quanto no masculino, e também garantiu medalha de ouro nos dois naipes.

A modalidade foi disputada apenas no segmento deficiência visual (D.V.). As atletas Maria Socorro Pinheiro e Marlene Ribeiro, ficaram com a medalha de ouro e de prata na prova de mil metros. Por equipes, a primeira colocação também ficou com as itajaienses.

A vencedora da prova é quase uma iniciante, mas subiu ao pódio em todas as provas que disputou até agora. Sua primeira participação nos Parajasc foi em 2010, quando ficou em 2º; em 2011 repetiu a medalha de prata e agora levou o ouro. “Comecei a praticar ciclismo em 2010 e cada vez me dedico mais porque, através desse esporte, estou superando barreiras e vencendo obstáculos”, afirmou ela, que tem glaucoma congênito: com um olho não enxerga nada e, com o outro, menos de 20% do normal. “Muito treino, o equipamente ideal e a força da equipe foram decisivos para ganhar mais esta medalha”, garantiu.

Além de competir nos Parajasc, Maria faz sucesso em competições nacionais. Em 2011, ficou em 3º no Brasileiro. Neste ano, já disputou duas etapas do Brasileiro e subiu ao pódio em ambas. Na primeira etapa, ficou em 2º e, na segunda etapa, terminou em 3º. “Estou embarcando para Brasília onde, neste sábado, e domingo, acontece a terceira etapa do Brasileiro nas provas de estrada e contrarrelógio”, contou, ao anunciar que seu objetivo édısputar o Mundıal de 2013 e chegar aos Jogos Paralímpıcos de 2016, no Rıo de Janeıro. Maria competiu em parceria com o guia Vinícius Serra e sob o comando da técnica Luci Barros, com quem costuma treinar duas vezes por semana.

No masculino, Leandro Valério de Souza e Alvacir Paulo da Silva conquistaram o primeiro e segundo lugares da prova. Na classificação geral do masculino, o troféu de campeão ficou com Itajaí.

Foi a primeira vez que Leandro disputou os Parajasc, ele que nunca tinha competido no ciclismo. “Eu já disputei provas de corrida, de 5 mil metros e de 10 mil metros, mas mudei de modalidade. Estou tão feliz com esta vitória que agora já começo a sonhar em disputar, um dia, uma Paralimpíada”, projetou. Sem enxergar nada com o olho esquerdo e apenas 40% com o direito, Leandro disse que a vitória foi muito importrante para o município de Itajaí e para a entidade que ele representa: a Associação dos Deficientes Visuais e de Itajai e Região (Advir). “Faz só três meses que comecei no ciclismo e costumo treinar duas vezes por semana”, contou, ele que competiu com o guia Jameson Felipe Rosa, que é triatleta, mas pela primeira vez foi guia em uma competição.

O ciclismo começou a ser disputado na 2ª edição dos Parajasc, em 2006, somente no masculino e Itajaí ficou com o 2º lugar. No ano seguinte, a cidade conquistou o troféu de campeã e desde então só voltou a subir no pódio agora. Já no feminino, as disputas iniciaram e 2010 quando Itajaí ficou com o 2º lugar.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS