sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/11/2012 | 08:32

Começa nesta terça-feira os 8º Jogos Abertos Paradesportivos de SC (Parajasc)

 

Começa nesta terça-feira (20) e prossegue até domingo (25), no município de Brusque, a 8ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Devem participar da competição 1,9 mil atletas, representando 51 municípios, que vão competir em nove modalidades: atletismo, bocha, basquete, futsal, natação, tênis de mesa, ciclismo, xadrez e goalball.

Estas modalidades serão disputadas em quatro segmentos: deficiência física (D.F.); auditiva (D.A.); intelectual (D.I.) e visual (D.V.). No feminino e no masculino serão disputadas as modalidades de atletismo, bocha, ciclismo, goalball, natação, tênis de mesa e xadrez. O futsal será realizado apenas no masculino. E a modalidade de basquete terá competição só no masculino, no segmento D.I; e equipe mista no D.F. em cadeira de rodas. Além da premiação por modalidade, por naipe e por segmento de deficiência, estarão em disputa troféus e medalhas para os três primeiros colocados na classificação geral dos Parajasc. “Já está tudo pronto, com os locais tendo fácil acessibilidade para os atletas, graças ao esforço da prefeitura de Brusque e o apoio do governador do Estado, Raimundo Colombo”, enfatizou João Batista Cascaes, diretor de Esportes da Fesporte e coordenador geral dos Parajasc.

Muitas estrelas que estiveram na Paralimpíada de Londres, neste ano, vão abrilhantar a disputa dos Parajasc. Entre eles, o nadador Matheus Rheine, que compete nas provas de 100m e 400m livres; Flávio Reitz, de Itajaí, que disputa o salto em altura e é recordista brasileiro com a marca de 1m63cm; e Sheila Findler, de Joinville, que compete nas provas de 100m e 200m rasos. “Bruna Costa Alexandre, 5ª no ranking mundial do tênis de mesa, que sempre competia por Criciúma, que esteve na Paralimpíada, não estará nesta edição dos Parajasc, pois foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil”, justificou Cascaes. Além disso, no primeiro semestre deste ano, Bruna passou a competir pela equipe de São Caetano do Sul, no interior paulista.

Também são presenças confirmadas nos Parajasc de Brusque, Amauri Veríssimo, técnico da Seleção Brasileira Paralímpica de atletismo; e os atletas guias Everaldo Bras Lucio e Heitor de Oliveira Sales, ambos do atletismo, que também estiveram na Paralimpíada. “São nomes que fortalecem e valorizam esse evento, que foi muito bem trabalhado pela Fundação Municipal de Esportes”, completou João Cascaes.

Em Brusque, alguns locais de competição são os mesmos que foram utilizados na disputa dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), que ocorreram no município entre o final de abril e o começo de maio deste ano. Nos Parajasc, não há disputa de jogos eliminatórios por regiões. Em cada cidade que são realizados, os Parajasc têm sido um divisor de águas em termos de solidariedade e inclusão social, e sempre deixam a marca de superação por parte dos atletas; e de dedicação e solidariedade  por parte de técnicos e acompanhantes.

Os Parajasc são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e da prefeitura local. O cerimonial de abertura está marcado para as 20h desta terça-feira, na Arena de Brusque.

A disputa dos Parajasc começou em 2005 com a realização do evento em Chapecó. No ano seguinte, a sede foi Joaçaba. Os jogos de 2007 foram em Jaraguá do Sul; Chapecó voltou a ser sede em 2008, seguida por Caçador, no Meio-Oeste do Estado, em 2009; e os Parajasc de 2010 foram realizados em Itajaí. Dessas seis edições, Chapecó foi campeão geral em cinco. Apenas não levou o título em 2009, quando o regulamento foi alterado e não houve um campeão geral. Só no ano passado, em São Miguel do Oeste, Chapecó perdeu o título geral. Joinville foi o campeão, com Chapecó em 2º, seguido por Florianópolis e Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS