sexta, 19 de abril de 2024
Geral
20/11/2012 | 08:16

Itajaí e Balneário Camboriú vão resolver em conjunto o problema da destinação do lixo

 

Os municípios de Itajaí e Balneário Camboriú vão trabalhar em conjunto para encontrar uma solução definitiva para a destinação do lixo, criando alternativas que não agridam o meio-ambiente e eliminem o atual sistema de aterro sanitário. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (19), durante reunião entre os prefeitos Jandir Bellini e Edson “Periquito” Dias, realizada na Prefeitura de Itajaí.

 

O encontro entre Periquito e Bellini foi agendado em virtude da regulamentação do aterro sanitário. O município de Balneário Camboriú deposita o lixo recolhido na cidade no Aterro Sanitário de Itajaí e, segundo o Ministério Público, Itajaí está arcando sozinho com o passivo ambiental.

 

O que, a princípio, poderia ser uma reunião tensa, acabou se transformando num grande avanço para os dois municípios. “Vou levar os relatórios elaborados pela equipe da prefeitura de Itajaí para análise técnica e jurídica em nosso município e tomar as medidas cabíveis. Mas é preciso avançar nesta questão. É preciso pensar no futuro e buscar uma solução definitiva para o lixo”, destacou Periquito.

 

Diante desta proposição, Bellini e Periquito acordaram em montar uma comissão com técnicos dos dois municípios, com a missão de buscar alternativas viáveis para o lixo na região. A ideia é buscar modelos de transformação do lixo que elimine a necessidade de aterro sanitário e que não cause impacto ambiental. A primeira reunião desta comissão já foi agendada para o dia 28 de janeiro.

 

O prefeito Jandir Bellini destacou que a reunião desta segunda-feira coloca Itajaí e Balneário Camboriú na vanguarda da sustentabilidade. “Daqui a 30 anos, quando formos modelo na gestão do lixo, teremos na memória a importância da decisão desta tarde no desenvolvimento sustentável de nossas cidades”, conclui o prefeito itajaiense.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS