quinta, 28 de março de 2024
Geral
12/11/2012 | 10:14

Itajaí domina o tênis de mesa dos 52º Jogos Abertos de SC

 

Não teve para ninguém no tênis de mesa da 52ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que começou no último dia 6 e prossegue até o próximo dia 17, em Caçador, no Meio-Oeste do Estado. A equipe de Itajaí ganhou os troféus de campeã no feminino e no masculino, e levou todas as medalhas de ouro nas disputas por equipe, no individual e nas duplas. No feminino, Criciúma ficou em 2º e Florianópolis em 3º; e no masculino, Florianópolis ficou em 2º com Florianópolis em 3º.

As estrelas de Itajaí brilharam mais do que as dos adversários. No time masculino, o grande destaque foi Thiago Monteiro, 31 anos, que é natural de Fortaleza, mora na França há 11 anos e pelo segundo ano consecutivo disputa os Jogos Abertos de Santa Catarina. Em 2011, defendendo o município de Concórdia, ganhou medalhas de ouro no individual e por equipe, além da medalha de bronze em duplas. Neste ano, por Itajaí, está voltando para casa com três medalhas de ouro.

Thiago já disputou os Jogos Olímpicos três vezes: em Atenas-2004, perdeu na segunda rodada no individual; em Pequim-2008, parou na fase de grupos; e neste ano, em Londres, na disputa por equipes, foi eliminado nas oitavas. Integrante da Seleção Brasileira principal há 14 anos, Thiago foi campeão brasileiro individual, no início de novembro, em Piracicaba (SP); campeão brasileiro em 2005, em Florianópolis; e bicampeão latino-americano, em 2004, no Chile; e em 2008, na República Dominicana.

Na carreira recheada de títulos, Thiago teve quatro participações em Jogos Pan-americanos, com três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Em agosto de 2008, chegou a ser o 59º no ranking mundial, sua melhor colocação. “Os Jogos Abertos são muito importantes para quem trabalha com a modalidade. O nível é muito alto e o grau de dificuldade para vencer é muito grande”, afirmou Thiago, acrescentando que “todo mundo quer ganhar esta competição e eu espero disputar os Jasc de 2013 e conquistar mais um título”.

No feminino, quem brilhou foi Lívia Fontana Gomes, 21 anos, que é de Marília (SP), mas há dois anos disputa os Jasc por Itajaí. Na competição deste ano, ganhou medalha de ouro por equipe e em duplas, e não disputou no individual. No ano passado, em Criciúma, ficou em 4º por equipe, mas ganhou medalha de bronze nas duplas e de prata no individual. Lívia defende a Seleção Brasileira desde os 13 anos de idade; foi campeã latino-americana e campeã sul-americana, em 2011. Neste ano, já ganhou o Campeonato Brasileiro e duas etapas da Copa Brasil de tênis de mesa, sempre por equipes.

“Disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina tem um gosto especial. Competi muitos anos nos Jogos Abertos do Interior, em São Paulo, mas aqui a emoção é mais forte”, afirmou, ao destacar que seu grande objetivo é estar na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. “Nos dias 3 e 4 de dezembro, tem uma nova seletiva para definir quem integra a Seleção Brasileira em 2013. Eu espero estar lá”, anuncia. Quem fez a final do tênis de mesa por equipes ao lado de Lívia foi uma chinesa chamada Yu Fu, 37 anos, que mora em Portugal e pela primeira vez disputa os Jogos Abertos de Santa Catarina.

As disputas na modalidade de tênis de mesa duraram cinco dias e terminaram na tarde deste domingo (11) no ginásio do Colégio Bom Jesus. Participaram 11 equipes no feminino e 19 no masculino. Nos Jasc de 2011, em Criciúma, no Sul do Estado, o campeão no feminino foi Florianópolis, com Criciúma em 2º, Itajaí em 3º e Chapecó em 4º. No masculino, o título ficou com Concórdia. Criciúma foi 2º; Florianópolis 3º e Itajaí 4º. “Esta reação nossa já faz parte da preparação para os Jogos Abertos de 2014, que serão em Itajaí, e a nossa pretensão é conquistar o título de campeão geral”, anunciou o superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí, Álvaro Provesi, enquanto festejava a conquista dos troféus.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS