sábado, 20 de abril de 2024
Geral
06/11/2012 | 15:54

Município homenageia ex-prefeito Marcos Konder

 

Nesta quarta-feira (07), às 10h, será realizada a cerimônia de traslado dos restos mortais de Marcos Konder para o Memorial dos ex-prefeitos de Itajaí no Cemitério Municipal do bairro Fazenda. A homenagem alusiva ao cinquentenário de falecimento do ex-prefeito encerra no Salão Nobre do Palácio Marcos Konder com o lançamento do livro “A Pequena Pátria”.


Marcos Konder governou Itajaí de 1915 a 1930 e foi considerado o primeiro historiador da cidade. A cerimônia nesta quarta-feira (07) contará com a presença de Fábio Konder Comparato, Professor da USP e neto de Marcos Konder, entre outros familiares do ex-prefeito, autoridades como o Presidente da Academia Itajaiense de Letras, Péricles Prade e convidados.


Logo na sequência, às 11h, haverá o deslocamento para o Salão Nobre do Palácio Marcos Konder onde será feito o lançamento da edição fac-simile do livro “A Pequena Pátria”. A obra inaugurou a historiografia itajaiense e com ela Marcos Konder deu à cidade o seu heterônimo. Marcos Konder foi o governante de Itajaí que fechou o ciclo de prefeitos da Primeira República e governou o município por 15 anos, numa época em que eram permitidas reeleições sucessivas. Suas obras mais destacadas foram o Mercado Público (conhecido atualmente como o Mercado Velho), de 1917; o Palacete Municipal (hoje, Palácio Marcos Konder), de 1925; e a primeira ponte sobre o rio Itajaí-mirim, na Barra do Rio, de 1930.

Marcos Konder fazia um mix de político, administrador, empresário e intelectual. Como político, ele próprio se confessava como pouco dado às tratativas partidárias e não era popular. Como administrador, mostrou-se sério e inovador; como empresário, conduziu desde jovem, com a morte prematura do pai,  os negócios da família até entregar a sua direção a seus sucessores familiares. E como intelectual se comprazia em muito ler e escrever. Possuía notável biblioteca particular e escreveu uma série de obras, dentre as quais se destacam “A Pequena Pátria” e “Lauro Müller”, esta última, premiada pela Academia Brasileira de Letras. Marcos Konder pertenceu à Academia Catarinense de Letras e foi, enquanto viveu, incansável incentivador do estudo da história e da literatura de Itajaí.
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS