sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/10/2012 | 13:30

Deputado Volnei Morastoni apresentará o trabalho do Herbário Barbosa Rodrigues em Congresso Internacional de Etnobotânica

 

Centros Mundiais de Referência em Pesquisa Etnobotânica: O Herbário Barbosa Rodrigues no Município de Itajaí – Estado de Santa Catarina será o tema da palestra do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Catarinense, deputado Volnei Morastoni (PT). A atividade faz parte do Congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência, que acontece de 24 a 26 de outubro, no Jardim Botânico Tropical, em Lisboa, Portugal.

O tema será apresentado na Mesa Redonda Saúde, Ciência, Tecnologia e Agricultura: Relações Santa Catarina (Brasil) – Moçambique, coordenada por Harrysson Luiz da Silva, UFSC e IGETECON e Adelaide Bela Agostinho, MCT/CIDE/ Moçambique. O Herbário Barbosa Rodrigues estuda a flora do Estado de Santa Catarina, suas diferentes associações vegetais, o meio ambiente, e publica suas monografias, gerando conhecimentos científicos culturais.

O acervo do Herbário contém 70.0000 exsicatas (exemplar dessecado de uma planta qualquer), o que corresponde a 95% da flora catarinense. Sua biblioteca especializada em Botânica possui 19.573 exemplares, onde pesquisadores do Brasil e exterior visitam o Herbário para estudar, comparar, identificar suas plantas com as do acervo, elaborando e complementando suas dissertações de mestrado, teses de doutorado e pós-doutorado. Um centro de referência de grande produção, organização e amplitude de geração do conhecimento em etnobotânica.

O Congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência resulta de uma parceria interna entre vários projetos do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa História da Ciência, e visa apresentar e partilhar estudos e resultados de trabalhos de investigação em curso sobre Moçambique, nas várias áreas do saber científico, parte dos quais desenvolvidos em parceria com instituições moçambicanas.

A próxima edição do Congresso será realizada em 2013 no Brasil, na Universidade Federal de Santa Catarina e foi tratada em março deste ano, quando o deputado Volnei Morastoni recebeu a visita do embaixador de Moçambique no Brasil, Murade Isaac Miguigy Murargy, para discutir a importância de se estreitar a cooperação para o desenvolvimento econômico e científico entre o Brasil e Moçambique.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS