sábado, 20 de abril de 2024
Geral
23/10/2012 | 10:23

Campus Itajaí adquire barcos

O Campus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebeu dois barcos que serão utilizados em aulas de cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC) oferecidos pela instituição. As embarcações, as primeiras do campus, têm cinco metros de comprimento, capacidade para até oito pessoas e vêm equipadas com bússola, ecossonda, radiocomunicador e coletes salva-vidas.

“Até hoje, para as aulas práticas, tínhamos que usar embarcações de outras instituições, como o Ibama. Não tínhamos como alugar. Então, esses barcos vão nos dar muito mais autonomia e serão uma importante ferramenta de ensino”, afirma o professor Benjamin Teixeira, coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura do Campus Itajaí. O custo total das embarcações, adquiridas com recursos do IFSC, foi de R$ 106 mil.

Diversas atividades dos cursos técnicos em Pesca e em Aquicultura e de cursos de qualificação poderão ser desenvolvidas com os barcos. Entre elas, aulas práticas da disciplina de navegação, observação de sinalização náutica, colocação de rede, espinhel e armadilha e visita a cultivos de moluscos. Já foi dada entrada no processo de autorização de funcionamento das embarcações na Marinha, e elas devem começar a ser usadas a partir de semana que vem.

Os barcos poderão ser usados, ainda, para capacitação e certificação de pescadores marítimos. O professor Benjamin Teixeira explica que há um grupo de trabalho interministerial (GTI) – envolvendo os ministério da Educação, da Defesa e da Pesca e Aquicultura – que visa a elaborar as diretrizes para que a Marinha autorize Institutos Federais que possuem cursos na área de Pesca (como o IFSC) a capacitar e certificar trabalhadores para a navegação. “ Com o pré-sal, abriram-se vagas para essa área, mas faltam profissionais para atuar”, conta Benjamin. O Instituto Federal de Santa Catarina participa do GTI por meio do professor Rodrigo Otávio de Macedo Gomes, do Campus Itajaí.
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS