quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/10/2012 | 09:54

Cooperativas do Sistema CECRED comemoram o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

 

Para marcar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (comemorado na terceira quinta-feira de outubro e que neste ano será no dia 18), as cooperativas do Sistema CECRED promovem, na segunda quinzena deste mês, uma campanha especial, de valorização dos cooperados. O tema “Nós escrevemos essa história, nós somos a cooperativa” estará presente na comunicação dos PACs (Postos de Atendimento ao Cooperado) e nos flyers (com caça-palavras sobre cooperativismo), que serão distribuídos durante a ação.

O Sistema CECRED (sediado em Blumenau e que neste ano comemora o 10º aniversário) congrega 15 cooperativas de crédito em Santa Catarina e Paraná e a Central CECRED, com mais de 270 mil cooperados e R$ 1,7 bilhão em ativos.

Em Itajaí, está presente através da Credifoz, cooperativa que tem sede na cidade e Postos de Atendimento também em Navegantes e Penha. Outras cooperativas que atuam na cidade, com unidades de atendimento ao cooperado, são a Viacredi, a CredCrea e a Transpocred.

A campanha do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito reforça o slogan do Ano Internacional das Cooperativas (instituído pela ONU, em 2012): “As cooperativas constroem um mundo melhor”. O objetivo é estimular cada cooperado a refletir sobre o seu papel e a sua importância dentro de uma cooperativa. A história da cooperativa é escrita pelos cooperados e colaboradores, sendo que as suas atitudes e participação determinam os rumos da cooperativa.

Esta conscientização vai ocorrer durante a segunda quinzena de outubro, através de banners nos Postos de Atendimento das 15 cooperativas e da distribuição de flyers que trazem no verso um caça-palavras, destacando valores como Educação, Igualdade, Respeito e Transparência.

 

CECRED 10 anos

 

O ano de 2012 é especial para o Sistema CECRED, que comemorou o 10º aniversário em setembro. O Sistema foi formado em 2002 pelas cooperativas Viacredi, Acredicoop (na época Creditêxtil) e Concredi, com o objetivo de apoiar, desenvolver e integrar as cooperativas de crédito, ampliando a oferta de produtos e serviços e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua.

Em 2010, a CECRED foi a primeira central de cooperativas do Brasil a receber autorização do Banco Central para atuar com sistema próprio de compensação financeira (Compe 085), o que permite às cooperativas integradas, fazer a compensação de cheques, DOC, TED e cobranças, com mais economia. Em 2011 o Sistema CECRED comemorou mais uma conquista: o Prêmio Mundial em Excelência Cooperativa, da organização americana DotCooperation LLC, em parceria com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

 

Cooperativismo de crédito

 

O cooperativismo de crédito é um dos setores que mais cresce no mundo. Segundo o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla original), em 2011 existiam 51 mil cooperativas de crédito em 100 países, somando 200 milhões de associados. A entidade também aponta que aproximadamente 8% da população economicamente ativa do mundo é associada a uma cooperativa de crédito. No Brasil já são 5,8 milhões de associados, e o número de cooperativas chega a 1.370.

 

Cooperativas do Sistema CECRED:

 

COOPERATIVA

SEDE

Credifoz

Itajaí/SC

Viacredi

Blumenau/SC

Acredicoop

Blumenau/SC

Concredi

Blumenau/SC

Cecrisacred

Criciúma/SC

Credifiesc

Florianópolis/SC

Credcrea

Florianópolis/SC

Credelesc

Florianópolis/SC

Transpocred

Florianópolis/SC

Credicomin

Lages/SC

Crevisc

Guaramirim/SC

SCRcred

São Bento do Sul/SC

Rodocrédito

Francisco Beltrão/PR

Credimilsul

Porto União/SC

Viacredi Alto Vale

Ibirama/SC


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS