quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/10/2012 | 08:18

Projeto “10 anos de Tistu” inicia com apresentação no Teatro Municipal

 

Nesta terça-feira (16), a Cia Experimentus, de Itajaí, começa as comemorações de aniversário do espetáculo o “Menino do Dedo Verde” com o projeto “10 Anos de Tistu”. Com apoio da Fundação Cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a companhia realiza uma apresentação do espetáculo, seminário composto por leituras e mesas de debates com convidados.

Para as comemorações de 10 anos da peça, a companhia realizará ainda, em novembro, mais apresentações do espetáculo em quatro bairros de Itajaí, e em dezembro lançará um catálogo comemorativo com imagens e depoimentos sobre o trabalho, concluindo as atividades do projeto com uma apresentação no Teatro Municipal no dia 12 de dezembro, dia em que o espetáculo completa sua primeira década em cartaz.


Programação da primeira etapa

Nesta terça-feira, dia 16, às 15 horas, no Teatro Municipal, a Cia Experimentos faz a abertura do projeto com apresentação do espetáculo “O Menino do Dedo Verde”. A entrada é franca, e em seguida será realizado um bate-papo com os integrantes da companhia. Já nos dias 17, 18 e 19 a companhia recebe artistas convidados de Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis e Rio do Sul para o seminário “Conversas sobre teatro infanto-juvenil”. Esta atividade será composta por três mesas de debates e três leituras encenadas de dramaturgias para crianças e jovens.

Saiba mais sobre o “O Menino do Dedo Verde”

Baseado no romance homônimo do francês Maurice Druon escrito em 1957, o espetáculo conta a história de Tistu, um menino que vai transformando o mundo em que vive através de um dom especial: um polegar mágico que faz brotar flores nos lugares mais improváveis. Em cartaz desde 2002, o espetáculo já circulou por diversos festivais brasileiros, tendo em Santa Catarina passado por cerca de 50 cidades desde sua estreia. Em cena o ator Daniel Olivetto manipula e se desdobra entre os diversos personagens da trama, adaptada e dirigida para os palcos por Marcelo F. de Souza, com assistência de direção da atriz Sandra Knoll.

 

Mesas de debate

Caroline Carvalho (atriz e pesquisadora do Grupo Porto Cênico, de Itajaí), Graziela Meyer (atriz e produtora do espetáculo “Lulu Não Mora Mais Aqui”, de Florianópolis), Jô Fornari (atriz e produtora da Cia Andante, de Itajaí), Potyra Najara Batschauer (atriz e produtora do Grupo Ensamble, de Balneário Camboriú), Valentim Schmoeller (ator e diretor do Anchieta Teatral, de Itajaí) e William Sieverdt (ator, diretor e produtor da Trip Teatro de Animação de Rio do Sul e presidente da Fecate - Federação Catarinense de Teatro), são os convidados para as mesas de debate.

Os artistas irão compartilhar suas experiências no teatro infanto-juvenil em três mesas com temas distintos: “Teatro de Bonecos”, “Narrativas em Cena” e “Criação teatral infanto-juvenil”. A mediação das mesas de debates será feita por Daniel Olivetto, Marcelo F. de Souza e Sandra Knoll, integrantes da Cia Experimentus. As discussões acontecerão nos auditórios da Secretaria de Educação (dias 17 e 18) e da Prefeitura Municipal (dia 19), sempre das 14h às 16h. Em seguida entram em cena os atores dos grupos itajaienses Ilustríssimos Senhores, Porto Cênico, Sua Cia de Teatro e Cia Andante, convidados para apresentar leituras encenadas de textos para crianças e jovens. As atividades do seminário têm entrada franca e dão direito a certificados de participação.

O projeto “10 Anos de Tistu”

Contemplado em 2012 pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura” (Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí), o projeto conta com o patrocínio da APM Terminals, e apoio da Rádio Univali e da Secretaria Municipal de Educação, esta última através do projeto “Cultura e Travessura”, que levará crianças de diversas escolas da rede municipal ao teatro e seus professores de artes ao seminário.

Mais informações podem ser consultadas no blog da companhia www.experimentus.com.br, ou pelos fones: (47) 9909 9341 e (47) 9988 9993


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS