quinta, 28 de março de 2024
Geral
Governador Raimundo Colombo (à dir.) discursa na abertura da festa
15/10/2012 | 14:23

Governador Raimundo Colombo prestigia 26ª Marejada em Itajaí

 

Os costumes, a gastronomia e a cultura açoriana são os destaques da 26ª Marejada, que começou na quinta-feira, 11, em Itajaí.  A abertura do evento contou com a participação do governador Raimundo Colombo, que destacou a importância da festa para o Estado. “É uma festa consagrada, que representa a cultura, a vida e a alegria. É uma oportunidade do convívio, da valorização da amizade e do resgate de uma história. Nós trazemos aqui nosso reconhecimento. Santa Catarina agradece e tem muito orgulho por essa festa existir”, disse o governador.
 
A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo(Funturismo), investiu R$ 180 mil na Marejada. A festa segue até o dia 21, com uma programação variada. A novidade desta edição é que o evento vai ocupar, além do Centreventos, a área da Vila Regata.
 
A expectativa dos organizadores da Marejada, para este ano, é receber cerca de 130 mil visitantes nos dez dias de evento, entre moradores e turistas. Em 2011, aproximadamente 70 mil pessoas passaram pelos pavilhões do evento. A secretária municipal de Turismo de Itajaí, Valdete Campos, disse que a festa representa a economia do município e da região, gera empregos e movimenta a cadeia produtiva do turismo.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí montou um estande na Marejada, onde poderão ser encontrados materiais de divulgação das cidades que fazem parte da Costa Verde e Mar. “Apresentamos mais uma forma de a população ter contato com as ações do Governo do Estado na região”, disse o secretário regional de Itajaí, Fábio Augusto Hachmann.
 
Conhecendo a Marejada
A Marejada revitaliza a cultura, divulga os costumes e a gastronomia do pescado. Itajaí foi colonizada por diversas etnias, tendo destaque os portugueses, e hoje apresenta, por meio da festa, os traços açorianos que marcam a cidade.
 
A festa possui atrações como a gastronomia à base de frutos do mar, a cultura ligada à pesca, exposições, shows musicais e folclóricos, tardes dançantes para terceira idade, dias especiais com programação para as crianças, feira de artesanato e o Festival História de Pescador. O contato com a natureza e as atrações envolvendo o mar também são destaques.
 
Marejada significa o nome pelo qual os pescadores identificam o sobe e desce das marés. A Marejada simboliza hoje a maior festa portuguesa do Brasil, e a cada ano recebe mais turistas e visitantes. A Marejada acontece sempre no mês de outubro, seguindo o calendário das festas catarinenses.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS