sexta, 19 de abril de 2024
Geral
10/10/2012 | 10:51

Educador do Parque Dom Bosco é eleito vereador em Itajaí

 

Familiares, amigos, apoiadores e personalidades políticas marcaram presença na festa da vitória, no dia 7 de outubro, na residência de Giovani Felix (PT). Eleito com 1.903 votos ele vai exercer o primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Itajaí. Giovani, que têm 40 anos, foi o 5º candidato mais votado na cidade. Natural de Itajaí ele nasceu em 04 de setembro de 1972 e é filho de Braz Felix e Tilda Chaves Felix e pai de Vitor William Felix. Na primeira eleição que participou em 2011, candidatou-se como membro da comunidade para o cargo de conselheiro tutelar e alcançou uma expressiva votação de 1098 votos.

 

Trabalhando diretamente com jovens e famílias e com larga experiência nas áreas de educação e assistência social ele afirma estar preparado e motivado para assumir outras responsabilidades. “Como Vereador desta cidade, quero somar no crescimento sustentável do nosso município cumprindo com responsabilidade, satisfação e zelo as minhas funções como legislador”, enfatiza.

 

Coordenador de Ensino Profissionalizante dos Programas de Qualificação Profissional e Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho do Parque Dom Bosco desde 2005, Giovani afirma que a campanha foi humilde. “Tínhamos poucos recursos e os votos que recebi foram de coração. Votos de confiança pelo trabalho que exerço a 24 anos no Parque Dom Bosco”.

 

Giovani fez a primeira comunhão na Paróquia Dom Bosco e foi bem acolhido. “Aquela galera que tinha mais ou menos a minha idade, hoje me respeita como o Giovani do Parque Dom Bosco. Hoje sou coordenador dos filhos deles”, declara. Ele teve no Parque, o primeiro emprego. Como aluno do curso de Marcenaria na própria Instituição, em 1988, foi convidado a atuar como auxiliar de instrutor. “Meu primeiro salário me marcou muito. Eu tinha 16 anos. Foi todo em notinha de um cruzeiro”, afirma.

 

Graduando do Curso de Ciências Sociais, Giovani atuou também como instrutor de marcenaria e educador no curso de Violão. Para ele, o Parque é eficiente e busca constantemente o profissionalismo, melhorando a realidade dos jovens que atende, principalmente, em relação ao encaminhamento para o mercado de trabalho. “Esse trabalho com as famílias e com a juventude é muito importante e como vereador quero apoiar as entidades que fazem um trabalho semelhante ao nosso. O Parque faz um trabalho transparente e muitos itajaienses passaram por aqui. E eu sou um deles”.

 

Com participação no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (COMDICA) entre os anos de 2003 e 2010, Giovani afirma que fiscalizará as subvenções sociais, auxílios e contribuições entre o poder público e a sociedade civil organizada.

 

Afirma ainda que durante o mandato apoiará, entre outros, projetos das áreas de qualificação profissional esporte, lazer e música. “Não podemos pensar em formar apenas um profissional técnico, mas uma pessoa completa. Não queremos criar o homem-máquina. Mas um cidadão responsável, com ética, que seja amigo, olhe para os lados e tenha sensibilidade”. Giovani diz que, enquanto o Parque cresce, os profissionais crescem junto e é isso que ele idealiza para Itajaí.

 

Giovani é um dos poucos educadores com total liberdade entre os alunos e até com as famílias. Isso ocorre porque ele se faz presente na vida de cada um. “Eu dou abertura e ganho a confiança deles e por isso tenho a liberdade de conversar sobre qualquer assunto. E foi dessa forma que recebi o apoio das famílias durante toda a minha campanha”.

 

Não gosta de ser chamado de coordenador por considerar-se um educador. “Aprendi muito com os Salesianos. Essa questão de ver as coisas antes que aconteçam. O garoto subiu na trave. Ele vai cair. Você não deixa subir. É simples. Numa sala de jogos com os alunos não, dê as costas para eles. Fique numa posição que dê para ver a todos. Hoje tem educador que acha que isso é bobagem. Mas, não é. E é esse aprendizado que quero levar para a câmara. Saber ouvir, ver, analisar e agir”.

 

Atualmente, Giovani também é Bombeiro Comunitário. “Peço que o Espírito Santo e Nossa Senhora Auxiliadora me iluminem e que eu continue seguindo os passos de Dom Bosco em benefício das famílias e da juventude itajaiense”, finaliza.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS