quarta, 23 de junho de 2021
Geral
27/09/2012 | 11:36

Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira cria Projeto “Cidade Matemática”

Uma dificuldade encontrada no dia a dia dos alunos foi transformada em desafio e superação. Com o apoio da professora de matemática os alunos da 7ª série da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira desenvolveram o Projeto “Cidade Matemática”.
Conforme a professora Amerilda Rose da Silveira Carvalho, o projeto surgiu a partir das dificuldades de compreensão de alguns conteúdos matemáticos voltados para circunferência e seus elementos, área e volume de figuras geométricas e o cálculo de ângulos e seu grau.
“A ideia foi baseada em relógios já existentes que enfeitam praças e jardins e são atrativos turísticos em algumas cidades brasileiras como Curitiba, Blumenau, Aparecida, Poços de Caldas, Petrópolis e Guaranhuns”.
Para a execução do Projeto foi preciso muita pesquisa. Com o tema “Relógio de Flores da Cidade Matemática”, os alunos realizaram pesquisas sobre o relógio de Flores no Brasil na sala de informática. Com os dados obtidos iniciaram o estudo de alguns conteúdos como conjuntos numéricos, apresentação do PI como um número irracional, estudo da circunferência e seus elementos, cálculos de comprimento e diâmetro de objetos com formas circulares, entre outros. Todos os conteúdos foram trabalhados com exercícios práticos utilizando-se de material concreto (relógio) levando os alunos a interagir com o produto.
Os alunos também levantaram dados para confecção da uma caixa construída de madeira, onde foi feito o relógio. A última fase envolveu a decoração e funcionamento do mesmo, que ocorreu de acordo com a criatividade decisão das turmas envolvidas no projeto. A inauguração do Relógio de Flores coincidiu com a entrada da primavera.
O objetivo da professora com este trabalho foi de ampliar o estudo de forma concreta dos conteúdos matemáticos, permitindo que o aluno formule questões, procure explicações e soluções criativas, envolvendo-se no processo de exploração e construção de sua aprendizagem, através da compreensão e a representação do mundo real interligado a matemática.


JORNAL IMPRESSO
18/06/2021
11/06/2021
04/06/2021
28/05/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS