sábado, 20 de abril de 2024
Cultura
26/09/2012 | 15:21

Maratona Teatral apresenta quatro espetáculos neste final de semana

Neste final de semana acontece a 8ª edição da Maratona Teatral, que traz na programação quatro espetáculos de autores renomados no cenário artístico nacional e internacional. As peças são montadas pelos Alunos do Exercício Cênico Anchieta (AECA), de Itajaí, que é uma escola de formação de atores com mais de 25 anos de tradição na cidade, sob a coordenação do ator e diretor Valentim Schmoeler.

Realizado com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, a Maratona Teatral consiste na montagem de quatro espetáculos simultâneos com elenco, direção, pesquisa e produção realizados inteiramente pelos alunos, e, com um agravante: em um prazo de dois meses. O resultado do projeto pode ser conferido neste sábado e domingo (29 e 30), ao valor de R$ 10 (inteira) e R$5 (meia) em dois diferentes espaços culturais da cidade. A compra pode ser efetuada no local da peça.

O exercício, que já originou montagens ousadas e interessantes de grandes autores como Martins Pena, Bertold Brecht, William Shakespeare, entre outros, contará nesta edição com mais de 30 alunos divididos em quatro grupos, que montarão espetáculos de Nelson Rodrigues, Lauro Cesar Muniz, Luigi Pirandello e Nikolai Gógol. Sob a orientação geral do experiente Valentim Schmoeler, homenageado deste ano no Festival Catarinense de teatro, a proposta é fazer com que os alunos vivenciem de perto o envolvimento pleno com uma montagem, exercitem o trabalho de equipe e apresentem um fim de semana de pura cultura à comunidade.

Confira a programação completa da 8ª Maratona Teatral:

Espetáculo “O Inspetor Geral”
Dia 29 de setembro (sábado) – 20 horas
Local: Sociedade da Vila de Itajaí
Texto: Nicolai Gógol
Direção: Victor Zaguini
Nicolai Gógol é um dramaturgo russo, que tem espetáculos contemporâneos em seu próprio tempo, além de um “elemento surpresa” que a montagem 2012 de “O Inspetor geral” vai mostrar. Em um espetáculo multitemporal e multilocal, mãe e filha entram em disputa, um inspetor a solta e um pequeno vilarejo em pânico! Tudo isso e muito mais neste espetáculo ácido e instigante.

Espetáculo “Toda nudez será castigada”
Dia 29 de setembro (sábado) – 22 horas
Local: Sociedade da Vila de Itajaí
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Mauro Sérgio Santos
Jornalista, cronista e escritor, Nelson é dono de textos densos, críticas pesadas e climas fortes. Em cena, o amor e a traição, os pudores e a censura, personagens em conflito em um mundo hipócrita criam um espetáculo contemporâneo e surpreendente. Para assistir a “Toda nudez será castigada” venha nu de seus conceitos.

Espetáculo “Seis personagens a procura de um autor”
Dia 30 de setembro (domingo) – 19 horas
Local: Auditório da Prefeitura de Itajaí
Texto: Luigi Pirandello
Direção: Junnior Farias
Esta adaptação do original escrito em 1920, pelo dramaturgo italiano Luigi Pirandello, conta a história de seis personagens que abandonadas pelo seu autor, surgem no meio de um ensaio de um grupo de teatro, dizendo estarem a procura de um autor, para que simplesmente os deixem viver o drama de suas vidas que foi rejeitada pelo seu criador.

Espetáculo “A Infidelidade ao alcance de todos”
Dia 30 de setembro (domingo) – 21 horas
Local: Auditório da Prefeitura de Itajaí
Texto: Lauro Cesar Muniz
Direção: Felipe Laurêncio
Com texto adaptado do dramaturgo Lauro Cesar Muniz, a peça  ‘A Infidelidade ao Alcance de Todos’, aborda aspectos do comportamento humano de forma bem humorada e divertida. O enredo se desenvolve com base em três personagens de funções fixas: marido, esposa e amante, trabalhando a forma com que cada um lida com a traição, desde a forma de trair, os valores morais envolvidos e a descoberta do fato.
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS