quarta, 23 de junho de 2021
Geral
24/09/2012 | 13:24

Bruxa, lobisomens e depoimentos são expostos no Museu Etno-Arqueológico de Itaja

 

O Museu Etno-Arqueológico de Itajaí abre nesta terça-feira (25), a exposição “Bruxa e Lobisomens – o imaginário fantástico na área rural de Itajaí”, que integra a programação da 6ª Primavera nos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A mostra permanece aberta até o dia 31 de outubro e conta com acervos da Fundação Genésio Miranda Lins e elementos cenográficos, como bruxas, lobisomens, caldeirão e gruta, que vão provocar sensações e mexer com a imaginação do visitante.

A mostra foi desenvolvida a partir de pesquisas realizadas pela equipe do museu com a comunidade, através do projeto “Pesquisando a História do meu Bairro” em parceria com as escolas da localidade. “O objetivo é trazer à tona a discussão sobre a existência de seres fantásticos que, para muitos, não passam de imaginação, mas que, para outros, são verdadeiras maldições encarnadas em pessoas reais”, salienta o Diretor do Museu, Darlan Cordeiro.

Também compõem a mostra textos com depoimentos de moradores da região que afirmam ter experienciado situações assombrosas de encontros com essas criaturas ou que ouviram histórias contadas por seus antepassados. “Os ‘causos’, restritos ao pessoal do interior, foram se perdendo pelo caminho, dando lugar a novas figuras. Escrever sobre isso foi para preencher essa falta”, explica Darlan.

A exposição compõe a programação da 6ª Primavera nos Museus que como objetivo o de estimular a realização de eventos em todos os museus do Brasil. O Museu Etno-Arqueológico está localizado à Avenida Itaipava, 3901 - Bairro Itaipava. O horário para visitação de terça a sexta feira, das 9h às 17h e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. O telefone para contato é: (47)3346-5715.


JORNAL IMPRESSO
18/06/2021
11/06/2021
04/06/2021
28/05/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS