sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/08/2012 | 08:47

Escola Básica José Fernandes Potter promove bate papo sobre Deficiência “Não vê quem não quer”

 

Aproveitando a Semana da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto, a Escola Básica Escola Básica José Fernandes Potter recebeu a visita do professor Álvaro Silva, que é deficiente visual. O bate papo foi descontraído e chamou a atenção dos alunos.

Álvaro Silva é funcionário público, professor da Rede Municipal de Ensino e hoje atua na Fundação Municipal de Esportes e Lazer, onde desenvolve o projeto Xadrez ao alcance de todos. Junto de seu cão guia (Rama) passou o dia na escola e manteve a plateia de 394 alunos concentrados e participativos.

O convidado associou o xadrez às pessoas mostrando que para jogar não é necessário o caminho da visão, mas o raciocínio. “O pior inimigo no jogo de xadrez, não é o outro, sou eu mesmo. Fazendo uma associação com o dia a dia, nós também temos consequencias dependendo das atitudes tomadas, ou por qual caminho escolho seguir, depende por onde eu for”, comenta Álvaro.

Conforme a diretora Maria Izabel Zimermann foi uma conversa impactante. Usando-se de exemplo, ele mostrou que o portador de deficiência é, antes de tudo, uma pessoa como qualquer outra. “Álvaro contou sobre sua trajetória de vida e superação, mostrou como venceu cada obstáculo, sociedade, arquitetura e tecnologia”, ressalta.

Álvaro acredita que ainda não se pode comemorar. “Só podemos comemorar, quando houver adaptações suficientes para a classe lembrando que ainda falta muito para que os deficientes possam ter maiores qualidade de vida de acordo com as reais necessidades de cada tipo de deficiência”.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS