quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/08/2012 | 11:27

Evento de percussão movimenta Itajaí a partir de terça-feira

 

Programação é completamente gratuita e oferece cursos, shows, exposição, colóquio e lançamento de livro

Referência nacional quando o assunto é música, Itajaí se destaca por promover importantes eventos nesta área. Entre os dias 21 e 24 de agosto, será a vez dos instrumentos e técnicas de percussão serem evidenciados na cidade, com a realização do evento “Percussão em Foco”. A promoção é do Setor de Cultura do Serviço Social do Comércio (SESC) com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí. Durante os quatro dias de evento, o público poderá conferir exposição, colóquio, lançamento de livro, apresentações, sete workshops, veiculação de filme, shows e Jam Session. A programação é completamente gratuita e se estende à toda comunidade.

Os workshops de iniciação e aperfeiçoamento musical já estão com inscrições abertas. As opções de curso variam entre Bateria de Escola de Samba, Cajón a Ritmos da Guiné. Interessados podem se matricular diretamente na Secretaria do Conservatório de Música Popular de Itajaí (CMPI), ou ainda, por telefone (47) 3344-3894. As turmas são limitadas a 15 alunos.

A programação oficial do evento começa nesta terça-feira (21), com a Abertura da Exposição “Percussão Catarina”, no CMPI, às 18 horas. A mostra será composta por banners com informações dos instrumentos de percussão utilizados pelos grupos folclóricos de Santa Catarina. A mostra faz parte da pesquisa dos músicos Luciano Candemil e Rodrigo Paiva.

Em seguida, às 18h30, haverá o Colóquio de Percussão e Educação Musical. O professor Rodrigo Paiva irá conversar com o público sobre este tema contando sua experiência de vida com a música. Em seguida, por volta das 20 horas, o público confere uma apresentação do Grupo de Percussão de Itajaí.

Já na quarta-feira (22), entre as 10 e 16 horas, serão realizados três workshops de iniciação e aperfeiçoamento musical, no CMPI. E a partir das 20 horas tem show com Alujazz, aberto ao público. Na quinta-feira (23), segue a agenda de workshops e às 16 horas tem Lançamento do Livro “Pandeiro Brasileiro e Método de Berimbal”, do músico Alexandre da Maria, que ensina exercícios, estudos e peças, sobre os toques e ritmos executados pelo Berimbau.

Às 18h30 haverá a Exibição do Filme do Toicinho com comentário dos próprios autores. O longa retrata Lourival José Galliani, vulgo “Toucinho Batera”, um músico que participou da história da música brasileira de forma significativa. Após a exibição, Toucinho, acompanhado de Fabio Carlesso na guitarra e de Giann Thomasi no sax, conduzirá um passeio pela música instrumental de autoria do Toicinho Trio.

Na sexta-feira (24), último dia de evento, serão realizados mais três workshops, entre às 10 e 16 horas. Já às 20 horas, no Célio´s Club (Avenida Ministro Victor Konder, 11) tem show com Marco Lobo. O músico apresenta seu novo CD, que registra os melhores sucessos da sua vida musical. O percussionista gravou e acompanhou diversos artistas, dentre eles Milton Nascimento e Billy Cobham, que influenciaram de forma positiva este trabalho.

Para encerrar o evento, ainda na sexta-feira (24), acontece uma Jam Session, onde os músicos presentes são convidados a subirem ao palco e tocar junto com a banda sem nenhum ensaio prévio, tudo na improvisação.

O Conservatório de Música Popular de Itajaí está localizado à Rua Felipe Reiser, n° 200 - Bairro São João.

Confira a programação completa:

Dia 21 – Terça-feira

- 18h – Abertura Exposição “Percussão Catarina”, instrumentos de percussão e bateria.
- 18h30 – Colóquio de percussão e Educação Musical
- 20h – Encerramento – Grupo de Percussão de Itajaí

Dia 22 – Quarta-feira

- 10h – Workshop de Bateria de Escola de Samba – Tiriba e Luiz
- 14h – Workshop Cajón – Rodrigo Campos
- 16h – Workshop de Bateria de Escola de Samba – Tiriba e Luiz
- 20h – Show Alujazz

Dia 23 – Quinta-feira

- 10h – Workshop – André FM – Ritmos da Guiné (Djembe e Dununs)
- 16h – Lançamento de Livro “Pandeiro Brasileiro e Método de Berimbal”, de Alexandre da Maria e Workshop
- 18h30 – Exibição do Filme do Toicinho com comentário dos autores
- 20h – Apresentação Toicinho Trio

Dia 24 – Sexta-feira

- 10h - Workshop de Bateria com Mário, Goe e Rafael Vieira
- 10h – Workshop de Percussão com Marco Lobo
- 16h – Workshop de Bateria de Escola de Samba – Tiriba e Luiz
- 20h – Show com Marco Lobo

_________
Mais informações com Conservatório de Música Popular de Itajaí (47) 3344-3894 (Oliver Dezidério)


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS