quinta, 28 de março de 2024
Política
12/07/2012 | 15:10

Deputado Volnei Morastoni denuncia caos da saúde na região de Itajaí causado pelo fechamento do Hospital Santa Inês

 

O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Alesc, denunciou na sessão desta quinta-feira (12/07) a situação caótica da saúde na região de Itajaí, alavancada pela crise hospitalar de Balneário Camboriú, pela condição insuficiente do Hospital Ruth Cardoso e pelo fechamento do Santa Inês. Morastoni classifica o caos instalado como irresponsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Balneário Camboriú e pelo Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde da Amfri, que conhecem esta realidade e se mostram passivos perante ela.

Morastoni usou o exemplo de uma paciente com traumatismo de crânio, em estado grave, com risco eminente de morte, entubada no pronto socorro do Hospital Ruth Cardoso, aguardando transferência para outro hospital com atendimento em UTI e neurocirurgia. O Hospital Ruth Cardoso não dispõe de neurocirurgião no seu corpo clínico e uma paciente nestas condições não pode ficar internada neste hospital. Isso demonstra as limitações do Hospital Ruth Cardoso, que está preparado apenas para atender casos de média complexidade.

O deputado Volnei Morastoni, relata que, juntamente com o deputado e Dado Cherem, desde de dezembro do ano passado, trata da imperiosa necessidade de manter o Hospital Santa Inês aberto, com suas instalações de Pronto Socorro, UTI e Centro Cirúrgico, como referência regional em orto e neurotraumatologia, compartilhando responsabilidades com o Hospital Marieta, que está sobrecarregado. Afirma ainda que se faz urgente este encaminhamento porque o Hospital Marieta, em função da construção do novo anexo, demoliu o seu pronto socorro, readequando as instalações por um período de três anos, enquanto durar a obra, e tem apelado para os municípios da região para que resolvam os atendimentos e só direcionem pacientes em último caso.

Por isso o deputado Volnei Morastoni reafirma que, “principalmente a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, cujo município tem gestão plena na saúde, tendo responsabilidade sobre pacientes encaminhados também por outras cidades da região sul da Amfri, conhecedores desta situação, se mantém passivos, sem tomar uma decisão, com a urgência exigida, pela imediata reabertura do Hospital Santa Inês, como referência em orto neurotraumatologia, enquanto o Hospital Ruth Cardoso não apresenta condições de atender estes casos de alta complexidade”, argumenta.

O deputado Volnei Morastoni ao ajudar resolver o caso desta paciente, conversando com o médico plantonista do Hospital Ruth Cardoso, foi informado pelo mesmo que este era o terceiro caso semelhante que atendia nas últimas 48 horas. O Hospital Ruth Cardoso,que está sob intervenção municipal, após a desastrada gestão da Organização Social, Cruz Vermelha – RS, não está preparado para atender situações como esta e ainda irá levar um tempo até dispor de corpo clínico especializado e equipamentos técnicos, por isso deve compartilhar o atendimento com o Hospital Santa Inês, concluiu o deputado Volnei Morastoni.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS