sexta, 29 de março de 2024
Geral
Foto: Divulgação
10/07/2012 | 14:17

Deputado Volnei Morastoni defende a preservação da biodiversidade da Reserva do Arvoredo, que pode virar Parque Marinho, com o desenvolvimento da região

 

 

O deputado Volnei Morastoni (PT) participou ontem à noite (09) da Audiência Pública que discutiu a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Proposta pelos deputados federais, Rogério Peninha Mendonça (PMDB) e Espiridião Amin (PP), o objetivo é de transformar a Reserva Biológica em Parque Marinho, o que permitiria explorar a região para atrações turísticas. Para isso, os deputados pretendem apresentar um Projeto de Lei que altere a categoria da Reserva para uma unidade de conservação menos restritiva e que permite a visitação de pessoas.

Para Peninha e Amin, enquanto Reserva Biológica nenhuma atividade é permitida na região, incluindo a visitação turística e o mergulho ecológico. A recategorização para Parque Marinho, argumentam, geraria sua própria fonte de renda, oriundas das taxas de visitação.

Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também participaram da audiência. Para o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, Pedro da Cunha e Menezes, a recategorização traz perigos à biodiversidade marinha, mas ao mesmo tempo pode ser motivo para sua preservação, sendo que a sobrevivência de novas atividades que seriam oriundas do Parque dependeria de sua conservação.

A professora Alessandra Fonseca, do departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), defendeu a permanência da ilha em Reserva Biológica. Segundo Alessandra, só existem duas reservas biológicas na costa brasileira e uma delas é a Ilha do Arvoredo. Acrescenta ainda que transformar a Reserva em Parque significar prejudicar a biodiversidade marinha. A professora também entregou uma carta do curso de Oceanografia da UFSC defendendo a permanência da categoria, ou seja, em Reserva Biológica.  

Para o deputado Morastoni, a manutenção em Reserva ou sua recategorização para Parque Marinho tem em comum a preocupação de com o meio ambiente. É preciso, segundo Morastoni, conciliar a preservação com o desenvolvimento da região.

Reserva Biológica do Arvoredo
Localizado no litoral catarinense, a oeste da baía de Zimbros, em Bombinhas, a Reserva é constituída pelas ilhas de Galés, Arvoredo e Deserta e pelo Calhau de São Pedro. Com 17.600 hectares, a Reserva foi oficializada em 1990 e é uma unidade de conservação que preserva uma amostra representativa de Mata Atlântica e dos ecossistemas da região costeira. Além de abrigar espécies raras, tem sítios arqueológicos que podem ter até quatro mil anos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS