sexta, 19 de abril de 2024
Geral
08/05/2012 | 14:38

Por uma Santa Catarina livre da exploração sexual de crianças e adolescentes

Enquanto este texto está sendo redigido, milhões de crianças e adolescentes no Brasil sofrem algum tipo de exploração sexual. São 937 municípios com casos de exploração sexual de menores comprovada, o que representa 17% de todas as cidades do país. Para debater o assunto, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), promove o I Seminário Turismo Sustentável e Infância SC. O objetivo é trabalhar a prevenção e o enfrentamento deste tipo de exploração sexual nos equipamentos turísticos de Santa Catarina. O evento ocorrerá no dia 9 de maio, das 9h às 18h30, no auditório da SOL. Entre os convidados estão o governador Raimundo Colombo, o secretário José Natal Pereira, o Ministro do Turismo, Gastão Viera, o presidente Conselho Estadual Direitos da Criança e Adolescentes, Leonardo Floriano Thives, e a presidente do Conselho Estadual de Turismo, Joseli Cintra.

“É importante para Santa Catarina, estado campeão na preferência dos turistas brasileiros, ter políticas claras de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Infelizmente este não é problema deste ou daquele estado, por isso a importância de trabalharmos em uma rede integrada com sociedade civil, trade turístico e poder público”, afirma o secretário José Natal Pereira.

A ideia deste seminário é apresentar o Programa de Turismo Sustentável e Infância em Santa Catarina para que os programas de enfrentamento contra a exploração sexual nos equipamentos turísticos sejam realizados no estado. A intenção é provocar a integração da rede de combate à E.S.C.A. Muitos estarão presentes no evento, farão o curso de multiplicadores do TSI (também parte do convênio), ao longo do ano nas regiões turísticas.

Sete palestrantes irão tratar do tema ao longo do dia. Todas as ações do Programa de Turismo Sustentável e Infância são realizadas por agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários e profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.

Confira a programação:
9h - 9h30min
Abertura - Mesa

Autoridades:

- Sua Ex.ª Ministro Gastão Vieira – MTUR; ou - Srª Bel Mesquita - Secretária Nacional de Políticas de Turismo; ou - Sr. Adelino S. Neto - Coordenador-Geral TSI / MTUR;

- Sua. Ex.ª Governador Raimundo Colombo;

- Sua Ex.ª Sr. José Natal Pereira – Secretário SOL;

- Joseli Ulhôa Cintra – Pres. do Conselho Estadual de Turismo;

- Leonardo Floriani Thives – Pres. Conselho Estadual Direitos da Criança e Adolescentes.

9h30min - 10h
Tema: Prevenção à Exploração Sexual no Turismo

Palestrante: Srª Elisângela Machado – CET-UnB ou - Sr. Neio Campos – CET-UnB.

10h - 10h15min

Coffee break

10h15min - 11h10min

Tema: A Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo - A Experiência do Código de Conduta do  RN.

Palestrante: Jurema Márcia Dantas da Silva – Presidente Ong Resposta/ Conselheira do Conselho Nacional de Turismo, Professora de IES na área, e uma das autoras do Código de Conduta.

11h10min - 12h

Tema: Enfrentamento à Exp


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS